31 julho 2006
30 julho 2006
Roma - Madrid - Lisboa ....
29 julho 2006
Em Roma 4 ....

4 gerações, 2004, Rui Pedro Matos
28 julho 2006
Em Roma 3 .....
A Loba. O animal-símbolo da cidade.
Lisboa tem o Corvo, Madrid o Urso, os Açores o Milhafre/Açor.
Banhada pelo Rio Tibre foi aqui que os irmãos Rómulo e Remo foram deixados e depois amamentados pelo bicho que não os deixou morrer e que, anos mais tarde criaram esta cidade.
Hoje cantaremos algumas modas regionais, num Concerto Ligeiro junto ao Panteão onde estão os Reis de Itália e à noite um Concerto Sacro.
à tarde:
- Olhos Azues são Ciúmes, Arm. Jacques Chailley;
- Olhos Negros, Arm. Ana Paula Andrade;
- Pézinho, moda do Pico, Arm. Maria Sousa Santos;
- Vivó Meu Bem, moda da Terceira;
- O Tanchão, moda de S. Miguel;
à noite:
- Signore delle Cime, Giuseppe de Marzi;
- Canticorum Jubilo, G. F. Händel;
- Seele des Weltalls, W. A. Mozart, picolo Coro;
- Psalm 150, César Franck.
Ciao a tutti!!!Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
27 julho 2006
Em Roma 2 .....
26 julho 2006
Em Roma 1 ......

25 julho 2006
Lisboa - Madrid - Roma ....
Como a Jangada de Pedra de Saramago, a aliança ibérica deve ser reforçada quando se aborda o tema relacionado com preços nas tarifas aéreas. A Ibéria, Lineas Aereas Españolas, faz um melhor preço. Há que aproveitar mas, para isso temos um ónus. Vamos conhecer o aeroporto de Barajas por umas horitas..... Voo IB 3119 Lisboa/ Madrid e Voo IB 3608 Madrid/Roma (Fiumicino)... Nada como colocar uma velinha, aos mais supersticiosos, para as malas não fazerem um outro percurso..... Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
24 julho 2006
II Festival Coral Internacional de Música Sacra - Roma
Por vivermos em Ilhas e porque a Tap tem o seu grande bug operacional em Lisboa, no Aeroporto da Portela, a primeira escala vai ser na Capital do Império.... Apenas uma escala para encontrarmos o fuso horário mais aproximado com o de Roma.... Voo TP 1822 Terceira/Lisboa. Eu vou no lugar 5H com comida vegetariana.... O meu Círo Augusto vai no porão e pagou o bilhete de uma criança até 6 anos. Ou seja, 35 kgs x 2,50 € = 87,50 €. Apenas não paga a taxa de aeroporto.... Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
23 julho 2006
Olhar .....
A obra do fotógrafo de Erwin Olaf foi galardoada com o prémio 'Internattional Colors Award, 2006', pelo trabalho desenvolvido ao longo da sua carreira que começou em 1980.
O outro trabalho é de um ex-futuro Prémio Nobel da Literatura, amante da cidade do Porto.
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
22 julho 2006
Uma Branca ....
"Ver-te é como ter à minha frente todo o tempo
é tudo serem para mim estradas largas
estradas onde passa o sol poente
é o tempo parar e eu próprio duvidar mas sem pensar
se o tempo existe se existiu alguma vez
e nem mesmo meço a devastação do meu passado"
Ruy BeloUm l'air du temp para hoje.....
Fresco, voyeurista, relaxante, estimulante condizendo com o tempo de verão que estamos a viver e que está preste a terminar. Até já se consegue visualizar, com muita evidência, a diminuição da luz solar ao final da tarde com a noite a aparecer mais rapidamente......
E seguindo o raciocício de um comentário do amigo Zuko do, Citizen Zuko and Zuka partindo de uma música de um grupo português, 'mas o que eu gosto é mesmo do Verão.....', toca a aproveitar este outro dia de verão na praia, na piscina ou no rio e ficar um mais pouco colorido......
Viva o que resta do Verão!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
21 julho 2006
580 291 ....
Com muita pompa e pouca circunstãncia e com o ar de trabalho de casa feito, o nosso ministro das finanças foi ao Parlamento Nacional dizer que os seus empregados são no número de "quinhentos e oitenta mil, duzentos e noventa e um"!!!
Fiquei feliz porque foi um trabalho árduo deste ministério e que deixa matéria para ser estudada para o próximo ano lectivo, perdão, ano financeiro!
Ah! E mais ainda, não vai fazer qualquer despedimento......
Mas é pena que o trabalho esteja mal elaborado. Porque este ministro não considerou o número de funcionários que dependem dos diferentes Governos Regionais das Regiões Autónomas. Para o caso concreto, proporcionaria um número ainda maior de funcionários do Estado.....
Como é que tenta enganar o Povo, com papas e bolos!!!. Não soube dizer a percentagem da população activa que o Estado (Governo Central, Regional e Local) absorve, contribuindo para a existência de uma taxa de desemprego artificialmente destorcida e para uma baixa produtividade por trabalhador....
Pena. Eu já não acreditava neste Governo...mas com esta!!!
De certeza que este ministro foi ao Parlamento para contrabalançar o péssimo desempenho da 'Nossa Senhora da Educação'.....
Uma pena...Eu pergunto. Qual o destino de férias do nosso Primeiro? Será que vai tentar esqui no verão e lá vamos ter o governo em queda?
Este é o meu pequeno Ponto(s) de VIsta de hoje!
20 julho 2006
Corsários nas Ilhas ....
Corsário, s.m. navio particular autorizado a dar caça às embarcações doutra nação com que se está em guerra; navio armado por piratas; piratas; adj. fig. relativo a corso
Dicionário da Língua Portuguesa, Fluminense, Lisboa, Julho de 2001
19 julho 2006
Pedro Matos .....
Vai fazer um ano que Pedro Matos deixou o reino dos vivos. Um excelente homem e amigo!
Quem teve a felicidade de conviver com o Pedro com maior ou menor aproximação, saía sempre bem e sempre com força.
Para além de Presidente do Conselho Científico do Politécnico de Leiria, era membro da Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra e um grande activista católico.
Deixo, hoje, o meu testemunho como amigo.
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
18 julho 2006
Vamos sair da crise.......

Diário Económico, 17 de Julho de 2006
O próprio Governador do Banco de Portugal também referiu alguns problemas que assolam a nossa economia e que contribuem para um relativo optimismo na recuperação.Eu estou satisfeito que isto ocorra, mas há alguma coisa que não está a colar bem....Será que os The Sopranos estão implicados nesta missão?Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
17 julho 2006
Gordura é .....
16 julho 2006
Ser Voluntário ......
Dicionário da Língua Portuguesa, Fluminense, Lisboa, Julho de 2001
Depois de acordar para o dia e de mecanicamente ligar os electrodomésticos de apoio ao normal funcionamento à vida, marca-me a imagem da TV com as chamas dos fogos florestais que já estão por todo o Continente Português.
Depois confirmam-se as notícias, com o auxílio da tecnologia que o Governo da República deseja ser uma marca do seu consulado: o Portugal Digital e uma cobertura da rede WEB em 100% do Território Nacional, com a consulta de várias páginas da web - notícias, metereologia, protecção civíl. E as notícias confirmam. Muito calor, humidade relativa do ar muito baixa, os incêndios por se cirscunscreverem.
Finalmente e associado com os incêndios lembrei--me do trabalho Voluntário dos Bombeiros e do difícil e cada vez maior grau de especialização do Bombeiro para esta actividade de modo a que não ocorram tragédias como as deste ano, na passada semana, ou a do ano passado, em Mortágua.
Também não se deve deixar de se lembrar de que Cidadania Activa ou Ser Cidadão, são conceitos pouco trabalhados pelo cidadão comum.
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
15 julho 2006
Ai, Mona Lisa .....

Acabo de chegar a casa depois de assistir à projecção do filme sensação do ano, O Código da Vinci. Saí do filme com a sensação de embuste, de ter sido enganado. Ou, dito com expressão bem certeira, a montanha pariu um rato.....Não estou a fazer esta crítica por o filme abordar temática tabú para a a Igreja Católica. Mas refiro-me à construção de todo o filme, alguns erros de montagem, alguns momentos de gozo à polícia francesa e da falta de convicção que os actores demonstram ao longo de todo o filme....Um filme com, mais ou menos, 150 minutos e que é um flop.Contribuí para aumentar o pecúlio monetário dos diversos interventores do projecto, mas posso propor o filme para óscar do pior filme da época.Quanto ao autor do livro pode-se juntar aos novelistas de pacotilha: J.K. Rowling, Margarida Rebelo Pinto, Paulo Coelho e outros que escrevem e vendem lixo...Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
14 julho 2006
Uma Luta ....

13 julho 2006
O Princípio ........

"Saída da GM ameaça mais duas fábricas
A Delphi produz componentes para a Opel e tem cinco fábricas em portugal. Duas das unidades, que têm reduzido pessoal, vão ver os custos aumentar para colocarem a produção em saragoça em vez da Azambuja."
Diário Económico, 13 de Julho de 2006
Cheguei ao país real e estive a ver o debate sobre o Estado da Nação, através da RTP-N. O que vi foi um Primeiro-Ministro sem a energia e sem a ironia que tinha por hábito apresentar. Devem ser os ares de Julho que estão a fazer mal. A agravar esta análise, a entrevista que concedeu a um jornalista da RTP 1 no Jornal da Noite e que mostrava uma cara pálida, triste e agastada.
Desde os incêndios que começaram com força sem que o Plano funcione às iniciativas das empresas em abandonarem o território nacional, os resultados dos exames de aferição do 9º ano que repetem o descalabro do ano anterior, o desemprego que não baixa, a confiança dos consumidores a teimar em não se alterar.....
A oposição também não realiza uma oposição consciente...Uma pena! É o país que temos com os políticos a condizerem.
Por isso, proponho a leitura de um livro e o visionamento de uma obra plástica como complemento ao que se assistiu.
Antes de terminar este texto, quero agradecer a todos os meus amigos que se preocuparam com as minhas malas....
Chegaram inteiras e já estão arrumadas para a próxima viagem a Roma, entre 25 a 30 de Julho onde o Coro Tomás de Borba participará num Encontro Internacional de Coros e eu sou um dos Tenores do grupo.
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
12 julho 2006
Em Oz 6 ....

São as correrias finais!Comprei a um preço muito em conta estas malas onde encaixarei a roupa para a nova saison que, apenas as mais chiques lojas já têm para os seus golden clients.Não precisei de ver as esterias do pseudo-fashin-adict da praça portuguesa para fazer as minhas e nossas escolhas.Vamos a ver se tudo chega direito ao país real que é o meu e nosso Portugal.Até lá meus amigos.Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
11 julho 2006
Em Oz 5 ....

A VOCÊ, FRED, MEU CÃOParece sonho ter um bichoBicho de verdade,Que come, bebe e é quente,Que faz companhia,Que morde beijando,Que lambe esquentandoO corpo da gente.Um ser puro e carenteQue não pede nada alémDe carinho, amor, alimentoE amizade também.Que olha nos nossos olhosCom um olhar penetrante,Um doce semblante,Parecendo pedir,Sem falar nem sorrir,Ajuda e amparo,Compreensão e afeto,Num apelo diretoPor afagos e mimos.Feliz de quem temUm ser tão inocente,Que não sabeMas é coerente,Que não pensaMas é inteligente,Que vive menos do que nósMas que fazNão nos sentirmos tão sós Cristina Fróes Este texto deve-se a duas pessoas de dois blogues Amigos.Em primeiro lugar ao Sebastião, do Sebastian's Song, que é um pimpolho filho do não menos ilustre Paulo Roderick do Conversas Inúteis.E, também, em primeiro lugar à Alexandra do A Kind of Magic II.Qual a razão..!!!A Alexandra enviou-me este poema depois de lhe mostrar, por contacto pessoal, o meu 4 patas, que vai fazer 2 anos de idade daqui a 30 dias e festejará na casa do continente (Campo de Besteiros, Tondela, Viseu), com o seu primo pastor-alemão (não o Papa....), Artur Salazar de Matos.O Sebastião foi o responsável directo pela ideia porque, ao intervir no Sebastian's Song escrevi a terminar o meu comentário que iria de seguida para a praia com o Círo Augusto e que faria um texto sobre ele e deixaria umas fotos do, sempre augusto, Círo (rei persa).Este é o meu Labrador Retriver que é um excelente amigo e companheiro de viagem e substituto dos médicos psiquiatras........Um feliz dia para todos os meus Amigos.E eu que imaginava que a vida em Oz fosse um descanso, mas afinal temos a VIDA e uma VIDA em todos os lugares....ADENDA: o Paulo Roderick do Conversas Inúteis alertou-me para o meu engano com o comentário inserido. Peço desculpa aos Pais e ao Sebastião porque 'o seu-ao-seu-progenitor' e, já está refeito o erro.Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
10 julho 2006
Em Oz 4 ....
When you wish upon a star
Makes no difference who you are
Anything your heart desires
Will come to you
If your heart is in your dream
No request is too extreme
When you wish upon a star
As dreamers do
Fate is kind
She brings to those who love
The sweet fulfillment of
Their secret longing
Like a bolt out of the blue
Fate steps in and sees you through
When you wish upon a star
Your dreams come true
Disney
Uma estrela no céu de Oz. A estrela da noite que vos trás o desejo de felicidades, de muita paz e amor.... Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!09 julho 2006
Em Oz 3 .....
Sim! É verdade. Para tristezas temos muitas parvoíces que nos rodeiam e mentalidades toscas e babósicas que, também, merecem o sol de todos os dias. Se me estava a apelidar de homossexual a partir de uma fotografia de arte onde 2 homens se tocam não responderei porque à ignorância responde-se com esclarecimentos saudáveis num Portugal do século XXI.
08 julho 2006
Em Oz 2 .....
Um abraço de amizade a todos os meus Amigos, desde Oz.....
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
07 julho 2006
Em Oz 1 .....
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de Hoje!
06 julho 2006
A Caminho de Oz .....
sensação urbana de tendões, poros
e carne.
Um grito gritado ao contrário,
diluído em chama, salgado.
Aproveitando o título do amigo Francisco Mendes do excelente blogue Pasmos Filtrados, assim estarei em Oz durante uma semana, mas levo o portátil e farei o trabalho de casa que é um dever sem ser uma obrigação porque, como digo aos meus meninos alunos, nos descansos também temos as nossas rotinas entre as quais a alimentação....então, devemos fazer as nossas obrigações.
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
05 julho 2006
A Primeira Final .....



Navegar é Preciso:
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
Fernando Pessoa
Hoje, mais do que nunca, tenho que elogiar a nossa Selecção de Futebol. Para isso, nada melhor como um poema de Fernando Pessoa para demonstrar o espírito de Nacionalidade, de Nação e Pátria Lusa....
De França vieram os cruzados que se instalaram na Ibéria e, num desses grupos, veio veio o progenitor do nosso primeiro rei. Está no momento de se fazer um segundo corte ao que ainda nos liga à pátria da Revolução das Ideias.
Viva Portugal!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
04 julho 2006
Exposições IV ...
Simplex ....
Burocracia do Estado atrasa Simplex:
O governo faz hoje o primeiro balanço da implementação do programa de simplificação do estado e conclui que nem todos os objectivos foram atingidos.
Diário Económico, 4 de Julho de 2006
Mais uma outra oportunidade deste Governo e que está a resultar em mais uma 'meia-vitória'.
E como estamos a um pouco mais de 24 horas para o jogo entre Portugal e a França que nos poderá levar à primeira final de uma Copa de Futebol, uma preocupação que me toca é de que o Código do nosso seleccionador não seja igual ao que o Governo está a tentar aplicar para 'desburocratização das relações entre o Estado, os cidadãos e as empresas' e que não produz resultados porque a burocracia existente é tão grande que nem água-vai, nem água-vem.....
Uma vitória da Selecção seria um descanso para o nosso primeiro e um verdadeiro simplex para os críticos da selecção e das escolhas do sr. Scolari.
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
03 julho 2006
Os Galos .....
Grande Enciclopédia da Cozinha, Editorial Verbo
Por terras gaulesas há um petisco muito popular que se chama Coq au Vin. Um nome tão chique que para nós é, nada mais nada menos que o famigerado Arroz Pica-no-Chão, expressão minhota, ou comummente conhecido por Arroz de Cabidela.
Uma prato muito ousado para se fazer depois de se eliminar os galos franceses que connosco se baterão na próxima quarta-feira.
Porque, se por um lado da França tivémos a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, do nosso Galo encontrámos a Lealdade já que e segundo a lenda aquele salvou da morte por enforcamento um homem, que se julgava suspeito, e que pelos lados de Barcelos passava a caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa.
Foi um Galo leal porque cantou, estando já na mesa para ser comido pelos comensais, entre eles o juíz que o julgou, depois do réu ter dito:
"É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."
E assim aconteceu!
E o nosso galo vai cantar de outra forma....
Viva Portugal!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
02 julho 2006
De se tirar o chapéu........

letra e música de Irving Berlin, canta Fred Astaire
E, porque não fazer uma pequena homenagem a um dos mais lindos pares de sempre do cinema, Ginger Rogers e Fred Astaire, que dançaram tão bem como o nosso Ricardo na baliza a defender aqueles 3 excelentes pontapés de grande penalidade?
Não serei o único a lembrar-me deste par como o fez o grande realizador italiano, Federico Fellini com o filme realizado em 1985 intitulado Ginger e Fred e interpretado por outros dois grandes nomes do cinema, desta feita italiano, Giulietta Masina (Ginger) e Marcello Mastroianni (Fred).
Relativamente a Ricardo foi escolhido para actor de um spot publicitário a uma empresa de frangos que, se houvesse uma similitude com a realidade era tudo pura coincidência e por Scolari que confiou, sempre, neste homem.
Neste Top Hat/Chapéu Alto, Fred Astaire (Jerry Travers) canta esta linda melodia à sua querida Dale Tremont num momento único de um filme musical realizado em vésperas da Segunda Grande Guerra.
A acrescentar a este filme o apoio do grande Irving Berlim na direcção musical que é um suporte para a nomeação a quatro óscares da academia (Melhor Filme, Melhor Direcção de Arte, Melhor Canção "Cheek to Cheek" e Melhor Sequência de Dança).
Para Ricardo, a música foi: "Hérois do Mar, Nobre Povo, Nação Valente...." , com 9.990.000 em Portugal e 10.000 na Alemanha.
01 julho 2006
Pintaínhos ......

Trevo da Sorte
Como são bonitos os pintaínhos e como eles dão um ar bonito....Mas o jogo de logo à tarde não me sai da cabeça.
Hoje tentei ser supersticioso e procurei outras ajudas...
Tentei ver se arranjava umas mézinhas, umas orações, uns pós de perlim-pimpim, tentei encontrar a Maga Patológica ou a Madame Min, a Fada Boa, para ajudar a nossa Seleccção de Futebol, mas fui infeliz!
Pensei, pensei e voltei a pensar chegando a óbvia e simples conclusão.
A sorte do jogo está na cabeça dos nossos jogadores que, com 5% de inspiração e 95% de transpiração terão o engenho e a arte para ultrapassar a enorme barreira que dá pelo nome de Inglaterra.
Não vou roer as unhas, mas vou estar ansioso pela vitória!
Viva Portugal!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!