16 julho 2006

Ser Voluntário ......

Projeto Quero ser um Voluntário !
Bombeiro, s.m. o que faz os tiros de bomba; artilheiro, o que faz bombas; indivíduo que trabalha na extinção de incêndios.

Voluntário, adj. que se faz de livre vontade; que procede espontâneamente; s.m. aquele que se alista no exército sem a isso sert obrigado; estudante que se matricula numa aula oficial sem as obrigações dos alunos ordinários.

Dicionário da Língua Portuguesa, Fluminense, Lisboa, Julho de 2001

Depois de acordar para o dia e de mecanicamente ligar os electrodomésticos de apoio ao normal funcionamento à vida, marca-me a imagem da TV com as chamas dos fogos florestais que já estão por todo o Continente Português.

Depois confirmam-se as notícias, com o auxílio da tecnologia que o Governo da República deseja ser uma marca do seu consulado: o Portugal Digital e uma cobertura da rede WEB em 100% do Território Nacional, com a consulta de várias páginas da web - notícias, metereologia, protecção civíl. E as notícias confirmam. Muito calor, humidade relativa do ar muito baixa, os incêndios por se cirscunscreverem.

Finalmente e associado com os incêndios lembrei--me do trabalho Voluntário dos Bombeiros e do difícil e cada vez maior grau de especialização do Bombeiro para esta actividade de modo a que não ocorram tragédias como as deste ano, na passada semana, ou a do ano passado, em Mortágua.

Também não se deve deixar de se lembrar de que Cidadania Activa ou Ser Cidadão, são conceitos pouco trabalhados pelo cidadão comum.

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bem... quanto menos pub aos incendios melhor, ou seja... pior para os pirómanos.

domingo, julho 16, 2006  
Blogger Paulo said...

rui, esta é que é a grande verdade da nossa realidade social. Somos um povo "ignorante" e com um baixo, muito baixo grau de solidariedade social. O voluntariado devia ser uma obrigação moral e social. Talvez assim poupassemos milhões nas benzodiazepinas, e não tivessemos tanta gente a olhar para o seu umbigo... um abraço.

domingo, julho 16, 2006  
Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Olá, Rui. Desculpa não ter dito nada, mas o tempo tem sido escasso.
Quanto à Ana, minha mulher, ainda não chegámos a uma conclusão de como poderá ser o blog sobre a sua pintura, mas em princípio está para breve.
Quanto ao portfólio também não tem havido tempo, porque está a trabalhar para uma exposição de pintura a realizar em Outubro numa Galeria em Lisboa.
Mal seja possível, aviso.
Abraços

domingo, julho 16, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Acho fundamental o trabalho dos voluntários :).

Cumprimentos, amigo.

domingo, julho 16, 2006  
Anonymous Anónimo said...

rui,
Concordo na sua plenitude com o seu ponto de vista.
Terminou em beleza.É um facto a Falta de civismo.
Beijo terno.

segunda-feira, julho 17, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

sexta-feira, julho 21, 2006  

Enviar um comentário

<< Home