04 abril 2006

Totus Tuus! In memorium ......

Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.» Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei:

Pai,

santificado seja o teu nome;

venha o teu Reino;

dá-nos o nosso pão de cada dia;

perdoa os nossos pecados,

pois também nós perdoamos

a todo aquele que nos ofende;

e não nos deixes cair em tentação.»

Lucas, 11, 1

Apesar de ter passado a data, todos os dias servem para lembrar este homem que transformou um final do século XX. Bem ou mal, com mais ou menos abertura, com mais ou menos conservadorismo, Karol Wojtyla - João Paulo II contribuiu para a renovação da Igreja, como fez João XXIII de uma outra maneira, através da contribuição da fé dos Homens, porque Cristo uniu-se aos homens para os acompanhar. Estas e outras mensagens poderemos encontrar em vários trabalhosmas a sua primeira Encíclica, Redemptor hominis 1979 é, por ser a primeira a mais importante porque será esta Encíclica a que marcará a sua linha de rumo e que é, o enfoque no Homem e no papel do Homem no mundo. E escreve:

«Este estado de ameaça contra o homem, da parte dos seus mesmos produtos, tem várias direcções e vários graus de intensidade. Parece que estamos cada vez mais cônscios do facto de a exploração da terra, do planeta em que vivemos, exigir um planeamento racional e honesto. Ao mesmo tempo, tal exploração para fins não somente industriais mas também militares, o desenvolvimento da técnica não controlado nem enquadrado num plano com perspectivas universais e autenticamente humanístico, trazem muitas vezes consigo a ameaça para o ambiente natural do homem, alienam-no nas suas relações com a natureza e apartam-no da mesma natureza. E o homem parece muitas vezes não dar-se conta de outros significados do seu ambiente natural, para além daqueles somente que servem para os fins de um uso ou consumo imediatos. Quando, ao contrário, era vontade do Criador que o homem comunicasse com a natureza como « senhor » e «guarda » inteligente e nobre, e não como um « desfrutador » e « destrutor » sem respeito algum.(...)»

Foi um homem singular. Por isso a minha homenagem.

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

1 Comments:

Blogger Paulo Ribeiro said...

Por gostar muito de João Paulo II não vou dizer nada em relação à pomba a passar-lhe por cima da cabeça. Faz-me lembrar um sketch do Herman a cantar os "Pássaros do Sul" da Mafalda Veiga... Mas é melhor ficar por aqui...

terça-feira, abril 04, 2006  

Enviar um comentário

<< Home