03 abril 2006

China e........

Pequenas marionetes chinesas. © Barker/GettyImages
A palavra portuguesa China, bem como o prefixo associado, Sino, derivam, provavelmente, de “Qin” (pronúncia "tchim", onde o "q" é pronunciado como um "t" álveo-palatal, como o "ch" na palavra inglesa "chest", e o "in" como o "im" do português "latim"). Há quem defenda, no entanto, que China derive da palavra chinesa para chá (igual à palavra em português que, aliás tem origem etimológica no mandarim) ou, mesmo, de “seda” (note-se, em jeito de nota de rodapé, que é vulgar a associação entre a palavra china e os produtos que têm aí a sua origem: china, em português, também pode significar porcelana). Qualquer que seja, contudo, a origem da palavra “China” (que é uma palavra europeia, não existindo em qualquer das línguas sino-tibetanas) foi-se perdendo à medida que era filtrada pelos vários povos atravessados pela Rota da Seda, que fazia a primeira ligação histórica estável entre esta região asiática e a Europa.
Wikipédia

http://mafalda.dreamers.com/

E cá estão os chineses!!! Sempre dispostos a bem servir, o conhecimento deste grande país e deste Grande Povo, vem do séc. XIII quando a Família Pólo, de Veneza, entre 1271 e 1295 – pai e mais dois irmãos, vão até à capital de Kublai, Cambaluc, actual Beijing ou Pequim, governado por Kublai Khan, filho do céu e legítimo governante do Reino do Meio inaugurando, talvez, a primeira grande rota comercial alguma vez realizada pelo homem. Intitulado como Império do Meio, deixou de ser um país dos do Eixo do Mal depois de lhe serem reconhecidos avanços nos campos político, económico e sociais. De seguida, um país dito democrático como os USA, acolhem a China na OMC. Graças a esta medida e outras de carácter político e económico evidentes para o Mundo e da diplomacia do politicamente correcto, permite que o o COI escolhesse Beijing como sede dos Jogos Olímpicos de 2008. Engraçado é ver os inspectores do COI em visita à China para ver o andamento dos trabalhos de construção dos diversos equipamentos desportivos terem pedido ao comité organizador para abrandar o ritmo da construção. O mal está em acabarem com 365 dias de adiantamento à data de abertura dos Jogos de Beijing 08. Onde isto seria possível no denominado mundo civilizado ocidental? Lembram-se dos Jogos de Atenas?

Grande potência! Quem tem medo destes chineses? Eu, não! Até gosto da comida chinesa e de ir à loja dos chinocas!!!

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

galinha com amêndoa e bambu.. e arroz chop-suey.. :))) As lojas, não gosto. Para além de venderem coisas em série e muitas de má qualidade, andam a prejudicar muito o comércio dos portugueses. E como no inicio nao pagam impostos, podem muito bem instalar-se num local um ano, fecham, e reabrem novamente noutro local fugindo sempre deste modo aos impostos. E os nossos portugueses que sofrem os impostos têm realmente de praticar preços mais altos para sobreviver. Nada tenho contra os chineses. São um povo simpático e acolhedor e são cheios de sabedoria. Por isso é que sabem encher-se..

segunda-feira, abril 03, 2006  
Blogger Paulo Ribeiro said...

Jogos de Atenas, ou de Atlanta, ou do escândalo político de Salt Lake City... É o preço da democracia... No Estado Novo também foram feitas grandes obras e dentro dos prazos. Vá-se lá saber porquê!!

segunda-feira, abril 03, 2006  

Enviar um comentário

<< Home