29 março 2006

Semântica Electrónica

Mais famoso dos romances de George Orwell, 1984 é uma metáfora pessimista do pós-guerra para o futuro da humanidade dominado pelo totalitarismo. Para garantir a manutenção do Partido, os sectores mais importantes da sociedade eram controlados pelas Teletelas, sempre sob a omnipresença do Grande Irmão.
Num futuro próximo, os bombeiros locais têm por função queimar todo tipo de material impresso, que é considerado como propagador da infelicidade. Até que um dos bombeiros começa a questionar os motivos que fazem com que ele e seus colegas queimem livros e revistas. O título Fahrenheit 451 é uma referência à temperatura que os livros são queimados. Convertido para Celsius, esta temperatura equivale a 233 graus.
Semântica Electrónica
Ordeno ao ordenador que me ordene o ordenado
Ordeno ao ordenador que me ordenhe o ordenhado
Ordinalmente
Ordenadamente
Ordeiramente.
Mas o desordeiro
Quebrou o ordenador
E eu já não dou ordens
coordenadas
Seja a quem for.
Então resolvo tomar ordens
Menores, maiores,
E sou ordenado,
Enfim --- o ordenado
Que tentei ordenhar ao ordenador quebrado.
--- Mas --- diz-me a ordenança ---
Você não pode ordenhar uma máquina:
Uma máquina é que pode ordenhar uma vaca.
De mais a mais, você agora é padre,
E fica mal a um padre ordenhar, mesmo uma ovelha
Velhaca, mesmo uma ovelha velha,
Quanto mais uma vaca!
Pois uma máquina é vicária (você é vigário?):
Vaca (em vacância) à vaca.
São ordens...
Eu então, ordinalmente ordeiro, ordenado, ordenhado,
Às ordens da ordenança em ordem unida e dispersa
(Para acabar a conversa
Como aprendi na Infantaria),
Ordenhado chorei meu triste fado.
Mas tristeza ordenhada é nata de alegria:
E chorei leite condensado,
Leite em pó, leite céptico asséptico,
Oh, milagre ordinal de um mundo cibernético!
Vitorino Nemésio
Pois é!!! Os computadores! Eles aparecem e, com o intuito de ajudar o Homem, vêem para revolucionar todo um sistema trazido da revolução industrial onde o motor de desenvolvimento estava na indústria com grandes máquinas e muito poluidores. Deste momento até atingir toda uma sociedade, todo o mundo foi um passo, mais rápido que o do Gato das Botas. A electrónica invade os lares, os escritórios, os carros, os hospitais, as escolas, os aviões, as portagens, os bancos, as polícias, os amores…… Estamos num mundo onde o electrónico é o coração da sociedade. Os hospitais têm uma central electrónica, as polícias têm uma central electrónica, os construtores de automóvel têm uma central electrónica, os bancos têm uma central electrónica, os lares têm uma pequena central electrónica, fora os outros aparelhos de electrónica que possuem. Todos têm uma central electrónica com um computador….. Mas, o que mais me preocupa é esta situação omnipresente do computador que nos vigia. Se levantamos dinheiro numa ATM, se fazemos uma viagem de avião, se entramos num centro comercial, se entramos numa loja, se andamos de carro. Em todo o lugar está ou uma câmara ou um computador e isto avança lentamente para uma estado dominado pelo computador….. até que ele passa a dominar. Veja-se o celebérrimo computador HAL 9000, no filme 2001 Odisseia no Espaço. O que arranjou!!!!!!!... Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista, de hoje!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ora e depois...? venha daí um computador que me faça o jantar, me aspire a casa e o colchão, que me regue as plantas e corte a relva, que me lave as costas e me traga o chá e as bolachas. Eu tenho coisas mais interessantes para me ocupar! Verdade seja dita, é para isto que o homem trabalha. Para um dia, não fazer nada.

quinta-feira, março 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro,
sejamos claros. A electrónica, informáica, ..... são\foram e serão desenvolvidos pelo HOMEM. Estas lamúrias e num blog .........
Faz-me lembrar a história daquela pessoa que num seminário falava mal da Microsoft, mas a apresentação era feita pelo Power Point.
Já imaginaste o outro lado da fotografia ?

sexta-feira, março 31, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Ele tem com cada um que na sabe se a direita é a esquerda ou esquerda a direita e que se deita a adivinhar...
Concordo mesmo com o amigo anónimo que te está mandar para que não te ralle...

sábado, abril 01, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Ai a nhe mõe santissema que esta gente na percebe nada de competadores conto mas de lenguaja...

domingo, abril 02, 2006  

Enviar um comentário

<< Home