30 março 2006

Breakfast in/out .... on/off....

Abandonado em bebé à porta de uma igreja na Irlanda, Patrick "Kitten" Braden (Cillian Murphy) desde cedo sobreviveu a uma realidade hostil graças ao seu encanto e à recusa em deixar alguém alterar a sua maneira de ser - um jovem desenquadrado do mundo que o rodeia e, principalmente, do seu corpo, o que o torna muito mais que um homossexual ou um travesti.Com a acção situada em Londres dos anos 70, BREAKFAST ON PLUTO dá-nos a conhecer a vida de Kitten e a sua busca incessante do amor e da verdadeira mãe, enquanto que, perdido, se vai envolvendo nos meandros da música, do ilusionismo, da prostituição e até do IRA.
Breakfast In America
Take a look at my girlfriend
She's the only one I got
Not much of a girlfriend
Never seem to get a lot
Take a jumbo across the water
Like to see America
See the girls in California
I'm hoping it's going to come true
But there's not a lot I can do
Could we have kippers for breakfast
Mummy dear, Mummy dear
They got to have 'em in Texas
Cos everyone's a millionaire
I'm a winner, I'm a sinner
Do you want my autograph
I'm a loser, what a joker
I'm playing my jokes upon you
While there's nothing better to do
Don't you look at my girlfriend
She's the only one I gotNot much of a girlfriend
Never seem to get a lot
Take a jumbo cross the water
Like to see America
See the girls in California
I'm hoping it's going to come true
But there's not a lot I can do Supertramp
Uma canção-poema. Um filme de uma vida. Vinte e seis anos decorrem entre estes dois momentos de pequeno-almoço. No entanto, apesar de tanto tempo decorrido, as ideias intemporais da acção do Homem, como centro de acção mantêm-se. Na canção, cá estamos com o homem apaixonado pela sua única namorada e, por isso, resolve pegar nela e fazer uma viagem pela sua América para um breakfast, sempre feliz….. mesmo com tantas diversidades por que passa, num país com muitos problemas. No filme de 2005, o realizador conta a história de alguém que é abandonado à nascença e que se torna num homem fora dos estereótipos normais com todas as barreiras que encontra, na década do breakfast in america. Pega na história de um homem adulto muito próprio, que tem uma maneira muito própria de estar na vida e que luta para marcar a sua identidade num meio hostil onde as mentalidades demoram a mudar. É neste mundo de pequenos-almoços rápidos, mais ou menos frugais, mais ou menos ricos em calorias, mais ou menos saborosos, de acordo com o espaço-meio onde vivemos e interagimos, que o ON articula-se com o OFF, o IN com o OUT. Assim, seremos vencedores ou perdedores, seremos alegres ou tristes, teremos pão ou sucumbimos de fome…. Infelizmente os pequenos-almoços, neste mundo nunca têm finais felizes apesar de estarmos satisfeitos. As notícias trazem-nos sempre, na maioria das vezes, cestas cheias de estórias de repressão, de injustiças, de negligências, de surdez, de inveja, de fome, de violação, de guerra..... Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

parece fantástico. Obrigada pela revelação porque não conhecia mesmo. Agora estou interessada em ver o filme mas sobretudo, ler o livro. Afinal trata-se de um livro ou de um filme? ou de ambos?

sexta-feira, março 31, 2006  

Enviar um comentário

<< Home