27 março 2006

Alice e Miguel

Amigo Mal nos conhecemos Inaugurámos a palavra «amigo». «Amigo» é um sorriso De boca em boca, Um olhar bem limpo, Uma casa, mesmo modesta, que se oferece, Um coração pronto a pulsar Na nossa mão! «Amigo» (recordam-se, vocês aí, Escrupulosos detritos?) «Amigo» é o contrário de inimigo! «Amigo» é o erro corrigido, Não o erro perseguido, explorado, É a verdade partilhada, praticada. «Amigo» é a solidão derrotada! «Amigo» é uma grande tarefa, Um trabalho sem fim, Um espaço útil, um tempo fértil, «Amigo» vai ser, é já uma grande festa! Alexandre O’Neill
De nomes verdadeiros, Miguel e Alice são os amigos que se deseja ter. Miguel é o mano mais novo que nunca tive, é uma preocupação, um desafio, um caso único. O Miguel é.... A Alice é a mana mais velha, que nunca tive....
Neste mundo em que o altruísmo se confunde com interesse, onde a razão não vence, onde o vício, o interesse, o desrespeito, a maldade imperam, eis que encontrei um Miguel e uma Alice para colocar as minhas energias protectoras sabendo que é uma tarefa impossível de se realizar a cem por cento.
O poema reflecte, em todas as linhas, verdades absolutas quanto à nossa relação. Eu, com uma década de diferença em relação ao Miguel, funciono como um mano mais velho dando os conselhos que nunca tive do meu irmão mais velho.....Relativamente à Alice, passa-se o contrário.
Já discutimos, já chorámos, já cantámos, já nos rimos em conjunto, mas como AMIGOS, regressamos ao bom porto e cá estamos, sempre, com uma relação muito mais crescida e sólida.
Mas o mais bonito é que a nossa existência como AMIGOS não tem a nossa idade. Apenas tem meses e é absoluta, séria, verdadeira, integral, parecendo anos
Eu tenho muitos amigos: homens, mulheres, ateus, agnósticos, da esquerda, da direita, brancos, pretos, mulatos, hetero, homo, bi, ocidentais, orientais, ortodoxos, católicos, republicanos, monárquicos, casados, solteiros, divorciados.....ufa!!!
É neste contexto que quero prestar homenagem aos meus AMIGOS, focalizando no Miguel e na Alice o que de bom se tem quando temos AMIGOS.
Amor.........
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!