02 abril 2006

Cruz(es)........

Magdalena penitente abrazada a la cruz, autor anónimo, Escola Italiana, séc.XVIII
A cruz é uma figura geométrica formada por duas linhas ou barras que se cruzam em um ângulo de 90°, dividindo uma das linhas, ou ambas, ao meio. As linhas normalmente se apresentam na horizontal e na vertical; se estiverem na diagonal, a figura é chamada de sautor. A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã. Ela normalmente representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), ou então a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e mundano, na linha horizontal (Koch, 1955)
À morte
Morte, minha Senhora Dona Morte,
Tão bom que deve ser o teu abraço!
Lânguido e doce como um doce laço
E como uma raiz, sereno e forte.
Não há mal que não sare ou não conforte
Tua mão que nos guia passo a passo,
Em ti, dentro de ti, no teu regaço
Não há triste destino nem má sorte.
Dona Morte dos dedos de veludo,
Fecha-me os olhos que já viram tudo!
Prende-me as asas que voaram tanto!
Vim da Moirama, sou filha de rei,
Má fada me encantou e aqui fiquei
À tua espera... quebra-me o encanto!
Florbela Espanca
Cruzes!!!!
Cruzes Credo!!! Todos ou quase todos o dizem quando nos apercebemos de que algo correu mau ou se obtém uma notícia menos agradável. Outras vezes utilizamos a expressão e batemos três vezes na madeira.
Ai as minhas cruzes, ai as minhas maleitas...... expressões ouvidas das bocas de muitos idosos.
Contudo, as cruzes são de variadíssimos feitios e podem ser, consoante o quadrante político, religioso, económico, latinas, gregas, românicas, árabes, copca, celta, suástica, invertida, ortodoxa, patriarcal, papal, vermelha, de aviz, de malta.....
Penduradas ao pescoço, nas orelhas, nas lapelas, nos anéis, nos punhos, junto às estradas com santinhos, nos adros das igrejas, nos pelourinhos, nos carros penduradas em terços....do mais sofisticado ao mais kitch, são de se admirar.
Cruz é, também, a vida!
E, como a Madalena que a carrega nos braços, assim se passa connosco. Um carregar de mansinho e com extremo cuidado.......
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de Hoje!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Crist em cruiz avamaraia...que ia fecande demaiada com tanta religião do papa alemão.

domingo, abril 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

hello

é só para dizer que passei por aqui hehe

beijinhos da aluna Carlota *

domingo, abril 02, 2006  

Enviar um comentário

<< Home