09 abril 2006

Semana maior .....

Domingo de Ramos, San Pedro La Laguna,
Lorenzo Gonzales Chavaray

Estando próximos de Jerusalém, perto de Betfagé e de Betânia, junto ao Monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: «Ide à povoação que está em frente de vós e, logo que nela entrardes, encontrareis um jumentinho preso, que ainda ninguém montou. Soltai-o e trazei-o. E se alguém vos perguntar: 'Porque fazeis isso?' respondei: 'O Senhor precisa dele;' e logo mandará de volta.»
Partiram e encontraram um jumentinho preso junto de uma porta, do lado de fora, na rua, e soltaram-no. Alguns que ali se encontravam disseram-lhes: «Que é isso de soltar o jumentinho?» Responderam como Jesus tinha dito e els deixaram-nos ir. Levaram o jumentinho a Jesus, lançaram-lhe por cima as capas e Jesus montou nele. Muitos estenderam as capas pelo caminho; outros, ramos de verdura que haviam cortado nos campos. E tanto os que iam à frente como os que vinham atrás gritavam:
Hossana!
Bendito seja o que vem em nome do Senhor! Bendito o Reino do nosso pai David que está a chegar!
Hossana nas alturas!
Chegou a Jerusalém e entro no templo. Depois de ter examinado tudo em seu redor, como a hora já ia adiantada, saiu para Betânia com os Doze.
Marcos, 11; 1-11

Hoje é o primeiro dia da semana que a Igreja Católica apelida de Semana Maior.
Para todos os católicos, melhor que ninguém, sabem qual o motivo deste epíteto. De Norte a Sul de Este a Oeste, as manifestações de crença vão desde actos mais simples até aos espectáculos mais radicais, para turista ver.
Na distante Filipinas alguns indivíduos, de religiosidade duvidosa, tentam imitar a Via Dolorosa que Cristo fez em Jerusalém, culminando com um pregar na cruz.....
Em Espanha, carregam-se andores com muitos, mas muitos quilos de peso. Quem os transporta são confrades que, debaixo desses andores e com passos muito curtos, percorrem um trajecto até á igreja principal......
Em Portugal também temos espectáculos semelhantes, não fosse o Turismo uma indústria para criar receitas e equilibrar contas externas.
Crença ou exagero religioso, esta última forma de expressão não é a que Deus, Jesús, Iavé transmitiu.....
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!