08 abril 2006

Código(s)........

REUTERS/Ho - "THE GOSPEL OF JUDAS."
O Códice Sinaiticus, ou código Sinaiticus, é um papiro grego do século IV que contém algumas passagens do Antigo Testamento e todas as do Novo Testamento. Foi descoberto pelo alemão
Constantin Tischendorf em 1944 na biblioteca do mosteiro de Santa Catarina, perto do monte Sinai.
Em sistemas de comunicação, Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.
Wikipédia
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?
Fernando Pessoa

Números, símbolos, desenhos, rabiscos, rascunhos, letras, palavras, leis e uma infinidade de outros exemplos que se utiliza para organizar o homem, são colocados, de maneira ordenada e por ordem de importância nos livros.
Denominados de Códices, estes são tantos quantos o sistema organizativo necessita. Por exemplo, em Portugal, o Códice mais importante é a Constituição da República Portuguesa e, é a partir desta, que se elaboram todos os códigos que dizem respeito a ramos particulares do Direito. O Código Civil, o Código Comercial, o Código Penal, o Código do Direito Administrativo, o Código do Direito Canónico, o do Código do Trabalho, etc. No entanto, o homem organiza-se de múltiplas outras formas e, nessas outras formas de organização social, as regras existem e criam-se também, outros códigos. O código gestual dos cidadãos surdos, o código gestual dos trabalhadores de uma bolsa de valores, o código da estrada, o código morse, o código moral e deontológico dos profissionais de cada profissão, o código de conduta, etc. Mas com o aparecimento e desenvolvimento do computador desenvolve-se o código binário e utiliza-se um sistema em barras que é lido por um scanner informático e que muito nos facilita porque é uma identificação de determinado produto, contendo 13 dígitos e onde é possível ler o país de origem, a empresa, o tipo de produto e o controlo da própria empresa. Refiro-me ao famoso Código de Barras que, para Portugal o número termina em 560.
Como vamos ser os primeiros, na Europa, a ter um cartão pessoal inteligente, será que vamos ter direito a um código de barras! Há já quem os use para ‘marcar’ os clientes, nas grandes discotecas europeias….
A mim ser-me-ía atribuído o código 0008289683560. E a si!!!!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!