30 maio 2006

SS .....

Erwin Olaf - Netherlands, Presov, Slovakia 1991
(1st Place - Outstanding Achievement, PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2006)

"Novos aposentados aumentam 162% no primeiro trimestre"
Jornal de Negócios, 25 Maio 2006
"Segurança Social sem dinheiro em 2006"
"O REGIME geral da Segurança Social poderá entrar em ruptura já em 2006, revela o cenário central de um estudo de reavaliação das projecções financeiras do Livro Branco da Segurança Social. O estudo está a ser realizado pela mesma equipa de técnicos que elaborou as projecções do Livro Branco a pedido do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, um órgão tutelado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade e deverá estar concluído ainda esta semana. No entanto, e na fase actual, as conclusões não deixam margem para dúvidas: dentro de seis anos, se nada for feito entretanto, corrigindo o sistema, as contribuições para a Segurança Social deixam de ser suficientes para os encargos existentes no regime geral. Fora deste cenário de ruptura estão os chamados regimes não contributivos, uma vez que o seu financiamento é garantido pelo próprio Orçamento do Estado."

Expresso, 1441, 10/06/00

Pois....

Vou intervir politicamente. Foi na Grécia Clássica que se inventou o princípio da participação pública no interesse da 'coisa' pública - a res publica, ou seja, a intervenção política com o fim de se encontrar o caminho ideal para o bem-estar do cidadão. Foi também nesta mesma Grécia Clássica, que os primeiros passos da Democracia, pela intervenção participativa do cidadão, foram dados.

Os textos e imagens que precedem a minha ideia relevam a importância da Segurança Social (SS). Não é uma tropa nazi, mas que nos está a trazer complicações, lá isso está.....

Esteve no fim de semana passado, na cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, o Doutor Medina Carreira a participar numa Conferência. Na sua intervenção e numa entrevista ao jornal Diário Insular, voltou a referir pela enésima vez que, a SS entraria em colapso financeiro, muito brevemente.

Disse, entre outras coisas que é necessário diminuir a despesa corrente do Estado, certo!; necessário emagrecer o Estado central, certo!; necessário acabar com organismos menos eficientes do aparelho central do Estado, certo!, certo!, entre outras ideias. Outros dizem que é necessário aglutinar serviços para diminuir burocracias e poupar recursos, assim como agilizar os procedimentos para com o Estado, certo!

Muitas outras soluções são colocadas em cima da mesa por parte dos políticos e dos não-políticos, dos meios empresariais, dos professores universitários, para resolver este problema mas, as soluções não apararecem porque, aqueles que apresentam os estudos vão ganhando uns euros e por isso, esses Livros Brancos estão sempre incompletos...por necessidade ou porque não os sabem fazer.

No entanto, criam-se comissões para tudo e mais alguma coisa, contratam-se funcionários a termo certo, a recibos 'verdes', contratam-se negócios de milhões para equipar as forças de segurança, etc, etc e a despesa corrente do Estado, não baixa.

A esperança média de vida aumenta, os idosos aumentam, a taxa de crescimento natural não compensa o crescente número de pessoas que vão recorrendo à SS, o desemprego aumenta, a crise económica a sair do fundo, a precaridade do emprego é uma constante, os trabalhadores a recibos 'verdes' aumentam e os descontos para a SS não se fazem, as empresas ludibriam e não pagam a SS dos seus funcionários, etc, etc. e a despesa corrente do Estado, não baixa.

Mas nunca falam em despedimentos e esta é a verdade que está implícita!

Mas uma verdade existe.

A democracia Portuguesa ainda vive de ciclos eleitorais e todos os governantes trabalham para a reeleição e tomam medidas fracas. E esta crise da SS, não é assunto recente....

Será que vou ter uma SS e um Estado Providência bom, quando deixar de trabalhar aos 70 anos?

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

11 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

É bem mais provável assistires à ressurreição das SS Nazis do que teres um Estado Providência bom, quando deixares de trabalhar.

Enormíssimo ponto de vista.

Votos de um dia abrasadoramente primoroso.

Abraço!

terça-feira, maio 30, 2006  
Blogger JPS said...

Não!

Lamento mas a realidade que nos querem ocultar (porque desvendá-la implica um suicidio politico) é que nós, aqueles que hoje temos entre 30 e 40 anos NÂO vamos ter SS.

O que é giro é que há 20 anos já se sabia disso e nessa altura eu até falava disso em formações que dava, mas os formandos não acreditavam e diziam que haveria sempre SS...

Pois...

O problema é achar que uma coisa relativamente recente é um dado adquirido.

terça-feira, maio 30, 2006  
Blogger Unknown said...

Optimo ponto de vista...
Não me parece que isso vá acontecer!
O mais provavel é que as SS entrem em colapso mais rapidamente do que aquilo que todos nós julgamos.
O melhor será cada um de nós começar a pensar numa alternativa a esta SS, pois se assim não for, o mais provavel é quando chegarmos à idade da reforma não termos sequer direito a comer...

terça-feira, maio 30, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Por aqui a situacao esta "mal" tb! antes tinham de trabalhar até aos 58 agora é até aos 61, sabes... e ainda lutam, deveriam ver como esta-se mal em outros paises tb :(

Beijokas (e vamos ver esse RG,ta??) beijokas

terça-feira, maio 30, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Pois amigo, retirei os comments do menino senao é todo o mundo a babar.
ele tem mto mto talento, mas é verdade que nao podemos esquecer os antigos!!!!

terça-feira, maio 30, 2006  
Blogger sou só Pedro said...

É pá, gostei muito do teu blog... a conjugação que fazes entre arte e actualidade/ pontos de vista é mesmo muito interessante!

Conta comigo por aqui...

terça-feira, maio 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Um pequeno grande problema!!! O melhor é cada pessoa tratar da sua reforma desde já! Eu não confio nada na SS.
Beijinhos e obrigada pelas visitas!

terça-feira, maio 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

´Há anos que este problema me preocupa, e só tenho pena de uma coisa: a obrigatoriedade dos descontos para a SS. Preferia ter a opçõa de não o fazer, mesmo que isso implicasse pagar mais no centro de saúde, nos hospitais ou nas farmácias; Agora irrita-me que faça descontos que estão a pagar reformas vergonhosamente exorbitantes a alguns humanoides com cerca de 50 anos e depois nao receber nada. Eu mudava tudo! Opções: um pé de meia, os PPR etc.. há tanta coisa. A SS é uma fantochada!

terça-feira, maio 30, 2006  
Blogger Clotilde S. said...

Amigo, vim deixar um abraço e ler o teu ponto de vista. Muito bem visto, como sempre.
Se puderes vai ler a resposta , que vos dei nos comments do meu último post. Apenas para ficares mais tranquilo. Noite boa e que os anjos te sorriam.

beijinhos
C.

terça-feira, maio 30, 2006  
Blogger Clotilde S. said...

E outra coisa, Rui, Postei-vos uma prendinha no

http//www.textos-e-pretextos.blogspot.com

Beijinhos

terça-feira, maio 30, 2006  
Blogger isabel said...

Francisco, venha o diabo e escolha...

E os que não podem ter uma alternativa? Vamos assistir a um aumento ainda mais acentuado da criminalidade.

Bjs

quarta-feira, maio 31, 2006  

Enviar um comentário

<< Home