22 maio 2006

Osso(s).......

Homem Vitruviano (desenho de Leonardo da Vinci), Gallerie dell'Accademia, Veneza, Itália
2001, Odisseia no Espaço, Stanley Kubrick, 1968

O Osso é uma estrutura encontrada em muitos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). É caracterizado por uma matriz extracelular solidificada pela presença do depósito de cálcio em suas estruturas. Os ossos sustentam o corpo, protegem alguns órgãos internos e servem da apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O conjunto dos ossos é conhecido como esqueleto. O corpo humano adulto tem 206 ossos.

Wikipédia

ANÁLISE

Tão abstrata é a idéia do teu ser

Que me vem de te olhar, que, ao entreter

Os meus olhos nos teus, perco-os de vista,

E nada fica em meu olhar, e dista

Teu corpo do meu ver tão longemente,

E a idéia do teu ser fica tão rente

Ao meu pensar olhar-te, e ao saber-me

Sabendo que tu és, que, só por ter-me

Consciente de ti, nem a mim sinto.

E assim, neste ignorar-me a ver-te, minto

A ilusão da sensação, e sonho,

Não te vendo, nem vendo, nem sabendo

Que te vejo, ou sequer que sou, risonho

Do interior crepúsculo tristonho

Em que sinto que sonho o que me sinto sendo.

Fernando Pessoa

Ossos! Que nos suportam, que são as nossas batalhas, as nossas lutas. Mas o significado mais importante está para na primeira. O conjunto que suporta o ser humano, associado aos músculos e tendões.

Por isso, a ideia da perfeição que o nosso corpo humano supõe e que Leonardo da Vinci muito trabalhou para o descrever, apresentando, entre outros, os seguintes tratados: Livro de Anatomia do Corpo Humano, Livro com o Movimento do Corpo e suas Partes. Desses estudos, apresenta o famoso Homem Vitruviano, muito badalado com este Código da Vinci, em cinema por Ron Howard, e que fez parte do projecto Voyager.

Somos a perfeição neste Planeta Azul!

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tinhas de me falar dos ossos logo a uma segunda feira... doem-me todos bolas.. benditos ossos né? Sem eles seríamos gelatina, com eles passamos a gelatina na mesma!

segunda-feira, maio 22, 2006  
Blogger Polly Jean said...

Mais um bom ponto de vista.
Gosto disto que aqui leio.
:)
E sim, terceiro episódio:)

segunda-feira, maio 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Olá. olá. Obrigado pela visita ao meu blog, antes de mais. Aparece sempre.

Em relação à comunidade lusófona é claro que não é assim tão pequena, claro. Bem pelo contrário.
Eu referia-me ao futebol. Porque enquanto a lingua portuguesa só tem o Brasil a fazer boa figura e nós só de vez em quando, há outras comunidades, leia-se linguas, que tem maior poder de representação.
Já agora. Quais fotos da queima da... gata????

segunda-feira, maio 22, 2006  
Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Não é necessário pedires desculpa. Já me aconteceu o mesmo.
Volta sempre.

terça-feira, maio 23, 2006  
Blogger isabel said...

Também as confundia...ela são marguerites, elas são simones...mas vi há pouco tempo um documentário "ao vivo" sobre Sartre e Beauvoir e não me esqueci mais.

Ossos...tenho pavor de osteoporose, por isso faço actividade desportiva regular. Dentro dessas actividades encontra-se o RPM e confesso que quando vi o teu "nick" pela primeira vez achei que também eras adepto dessa actividade!! Ainda bem, porque gosto de vir aqui.

Bjs

terça-feira, maio 23, 2006  
Blogger Clotilde S. said...

Interessante este ponto de vista.
Sou uma incondicional admiradora do Leonardo Da Vinci e louca pelo Renascimento. Obrigada por este post.
Um abraço
C.

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

excelente...

valew...

quarta-feira, abril 02, 2008  

Enviar um comentário

<< Home