24 maio 2006

Hoje, o Romantismo ....

Paisagem heróica com arco-íris, 1805, Josef Anton Koch (1768-1839)
O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou durante grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que aparentemente se perdera. Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideiais utópicos. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo romantismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
Wikipédia
CURA
o que nasce
na pureza do amor,
combate sempre sem tréguas
a superficialidade.
o que irrompe ufano
fruto da euforia que só a paixão provoca,
derruba categoricamente
os muros erguidos pelo medo.
o que brota sem cessar
do nosso desejo,
amortalha definitivamente
a mágoa que nos consome.
o que nasce de mim
é Teu.
Joaquim Amândio Santos
Nada me levava a crer, mas o dia começou muito bem sem que eu o tivésse proporcionado. Por isso, dediquei-me ao estudo e resolvi colocar no meu multi-sistemas uma peça de Wagner, a não menos poderosa obra: Tristão e Isolda.
Com esta opção saiu este texto.
A cimentar ainda mais o gosto pelo romantismo como corrente filosófica em que o Homem é o idealista, o sonhador, o lutador de causas nobres, democráticas procurando a liberdade, a fraternidade e a igualdade, estava na releitura que, o livro de Aldous Huxley - O Admirável Mundo Novo, 1932, nos proporciona, quando a certa altura, se lê o seguinte:
"(...) Pacientemente, o DIC deu explicações. Se se procedia de forma as crianças começassem a gritar à simples vista de uma rosa, era por razões de alta política económica. Ainda não há muito tempo (um século aproximadamente), os Gamas, os Deltas, e até os Epsilões, tinham sido condicionados para gostar de flores - de flores em particular e da Natureza selvagem em geral. (...) As flores campestres e as paisagens - observou - têm um grave defeito: são gratuitas. O amor à Natureza não fornece trabalho a nenhuma fábrica. Foi, pois, decidido abolir o amor à Natureza, pelo menos entre as classes baixas; abolir o amor à Natureza, mas não a tendência para utilizar transportes.(...)"
Mas que compressão de liberdades.
De acordo com Winston Churchill, "A democracia é o pior dos sistemas políticos, com excepção de todos os outros"
Vamos viver então em verdadeira democracia!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

8 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

"Tristão e Isolda" é uma obra fantástica, principalmente pela forte influência que tal literatura repercutiu na sociedade da época, principalmente no que diz respeito ao tratamento das mulheres, por parte dos cavaleiros, e dos homens em geral.

Belo ponto de vista... mais um.

quarta-feira, maio 24, 2006  
Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Romantismo. O movimento artistico da nossa eleição. Digo nossa, porque para a minha mulher, que é artista plástica, também o é. Não só pelo gosto que tem pelo romantismo, mas também por razões familiares.
Um dos meus pintores preferidos é o William Turner. Tenho o raro prazer de poder ver todos os dias quadros dele, porque onde trabalho possuem 2 quadros no espólio da empresa.
Outro pintor que eu idolatro é Bosch (Época medieval). Também possuem um diptico dele. É digno de se ver (para quem aprecia, claro).

quinta-feira, maio 25, 2006  
Blogger isabel said...

"O amor à natureza não fornece trabalho a nenhuma fábrica"...

Por isso ha tantas pessoas frustradas a fazer o que não querem não é?

Obrigada por mais este ponto de vista :) Bj

quinta-feira, maio 25, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Confesso que sobre o Romantismo em Portugal, pouco sei, senão as obras lietrárias que destacaram essa época, devido ao facto de não ter feito cá o liceu. No entanto, naoaprecio em geral a literatura romantica como a de Almeida Garret. São gostos.. Cavalheirismo, saudosia.. o amor quase cortês.. acho umaépoca enfadonha.A nível artistco, os quadros do Goya também mefazem impressão, são"escuros", embora carreguem história. Foiuma época. É a minha opinião. Apenas não gostaria de ter vivido nela.

quinta-feira, maio 25, 2006  
Blogger Clotilde S. said...

Bom dia Rui,

Com os teus pontos de vista, acabas por , pedagogicamente, nos ensinar ou relembrar alguma coisa.
Uma bela escolha: O Romantismo!

Um abraço

quinta-feira, maio 25, 2006  
Blogger O Micróbio II said...

E o POnto de Vista continua com a sua veia informativa... coisa que devemos agradecer.

quinta-feira, maio 25, 2006  
Blogger Som do Silêncio said...

Muito, muito mas muito bom.
:-)
Beijinho

quinta-feira, maio 25, 2006  
Blogger hala_kazam said...

gostei imenso do teu ponto de vista

:)


*beijos*

quinta-feira, maio 25, 2006  

Enviar um comentário

<< Home