28 maio 2006

A Paz Esteja Convosco ....

Ascensão, c. 1530, Frei Carlos (1517-1539), Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
" «Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.
Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde. Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós. ' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu. Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer.
Já não falarei muito convosco, pois está a chegar o príncipe deste mundo; ele nada pode contra mim, mas o mundo tem que saber que Eu amo o Pai e actuo como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui!»"
João 15, 25-31
Depois da ascensão aos céus, outros 40 dias passam após o Domingo de Páscoa e chega-se a outra data maior para a Igreja Católica.
A festa do Divino Espírito Santo.
Esta celebração pode estar associada à Raínha Santa Isabel, como aquela que terá introduzido em Portugal a devoção ao Divino e espalha-se por muitos pontos do nosso país sendo que, nos Açores, se manifesta de forma mais forte e mais enraizada.
Podemos encontrar esta celebração do Divino em todos os locais onde estejam Açorianos ou por onde deixaram a marca da sua presença - EUA, Canadá, Brasil.
No Continente Português, a Festa dos Tabuleiros em Tomar é o exemplo mais visível, mas noutras freguesias ela é mais ou menos festejada. No Concelho de Tondela, a Quinta-Feira da Ascenção é o primeiro sinal da festa do Pentecostes ou do Espírito Santo.
À terceira figura da Trindade associam-se os Sete Dons que transporta - Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor.
Que a Paz esteja convosco!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nos belos textos da bíblia o Espírito Santo apresenta-se sob várias formas, seja numa ave como a pomba, seja em línguas de fogo no Pentecostes. Esta entidade divina está sempre presente nas nossas vidas e todos os povos O cantam de maneira diferente. Que ilumine sempre o coração dos homens e traga paz ao mundo inteiro. A paz esteja contigo!

domingo, maio 28, 2006  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Li num dos teus comentários (canela e jasmin)que fazias voluntariado com idosos... eu também! fala-nos disso!
Boa semana...

domingo, maio 28, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Ola caro RPM!!

Obrigada, de novo, pelos poemas.

Hoje passei o dia a ver desporto, sera que viste alguma coisinha por ai?? espero que sim e que tenhas vibrado imenso!!

Beijokas!

domingo, maio 28, 2006  
Blogger Clotilde S. said...

Obrigada! Muita Paz para ti também , amigo!
Beijinhos
C.

segunda-feira, maio 29, 2006  

Enviar um comentário

<< Home