23 maio 2006

Biodiversidade ........

www.tnlmarketing.com
Floresta Laurissilva, Madeira
S. Roque do Pico, Outubro de 2005, Rui Pedro Matos

Biodiversidade ou diversidade biológica (grego bios, vida) é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos consciencializados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.

Wikipédia

As notícias hoje no canal de informação Euronews falavam numa reunião de ministros da UE sobre a necessidade de se proteger o ambiente e, concretamente a Biodiversidade.

Esta notícia, mais uma entre outras, é sinónimo de se desejar um desenvolvimento harmonioso, sustentável, protegendo as espécies animais e todo o seu habitat porque a sua destruição terá repercursões sobre o HOMEM, topo da cadeia alimentar.

Mas não me estenderei relativamente ao tema porque nós somos os responsáveis sobre todos os actos, independentemente de sermos ou não informados, cultos, educados, respeitadores, amigos do ambiente.

Quero sim, evocar a minha Turma do 10º ano de escolaridade de Mortágua, nos idos de 1993, que me apresentaram um Projecto de Trabalho intitulado: Água, Fonte e Origem da Vida. Deste tema muitas coisas aprendemos porque estávamos ainda no rescaldo de Chernobyl e a consciência para a preservação desta Biodiversidade foi-nos trazida pelo Doutor Jorge Paiva (Director do Jardim Botânico, Professor na Universidade de Coimbra, investigador, pai de uma grande amiga e meu amigo) que nos levou em passeio educativo e formativo por todo o Rio Mondego, desde Coimbra até às portas de Maiorca, depois de uma aula teórica dada na véspera.

Um dia cheio de entusiasmo e de bom ensinar e de muitas surpresas. A turma era uma maravilha e hoje continuam. São enfermeiros, médicos, informáticos, engenheiros, do melhor que há e todos nos encontramos pelo Natal para um jantar e sabermos alegrias e tristezas porque as há, infelizmente.

O Doutor Jorge Paiva lá continua nas suas andanças, sempre em actividade.

Aos meus alunos, se lerem este texto, que a Biodiversidade na vida seja um factor de crescimento de engradecimento do HOMEM. Aos outros leitores também desejo a necessidade desta consciência cívica, muitas vezes difícil de se concretizar.

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

9 Comments:

Blogger Polly Jean said...

Mais um que tanto gostei:)

terça-feira, maio 23, 2006  
Blogger hala_kazam said...

foi um pequeno grande ponto de vista.

:)


belas imagem ... grande informaçao


*beijos*

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Aiii que bommmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!! Conheço muito bem o Dr Jorge Paiva, quando estagiava no Jardim Botânico e digo-te, nós osalunos até lhe cahamavamos o pai da biodiversidade! è uma excelente pessoa que luta por aquilo em que acredita, é um homem da natureza a 100%. Gostaria imenso de o voltar a ver, tenho tido noticias dele através de colegas e sei que está optimo e activo mais do que nunca. Um exemplo de pessoa! Fiquei com saudades do Botânico depois de ler o teu post! Jinhoss!!

terça-feira, maio 23, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Como dizia a minha tese: sera que o homem anda a ajudar a manter a ecologia do mundo ? ou pelo contrario, apenas piora o seu caso?

Neste caso, o homem ajuda ou nao a biodiversidade a ser mantida? cada dia que passa,acredito menos.

Desejo-te mtas coisas boas e obrigada pelo poema.

Beijokas

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

... julgo que mais do que a preservação do meio ambiente ...é fundamental que o homem perceba que tem que preservar o seu habitat e que o homem a natureza tem que estar em equilibrio constante ... qualquer desiquilibrio num sentido ou no outro são sempre catastroficos em primeiro lugar pra uma das partes ...mas que a outra parte mais tarde virá a sofrer as consequencias ... neste tema haveria muito que dizer ... mas basta referir que o homem es~´a com problemas relacionados cm as fontes de energia mas todos os dias ardem (elementos combustiveis como arvores fenos ervas etc) e desse acto de combustão a energia libertada não é aproveitada...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e...

quarta-feira, maio 24, 2006  
Blogger Clotilde S. said...

Devemos estar sempre gratos pelas maravilhas da Natureza e atentos à herança , que vamos deixar às gerações futuras. Nada é mais belo que a Naturezae, no fundo, quase tudo na nossa vida é...Natureza!

Beijos para os Açores.

As fotos são lindas

quarta-feira, maio 24, 2006  
Blogger O Micróbio II said...

Um grande abraço ao Dr. Jorge Paiva, uma instituição dentro de outra instituição. Este texto fez-me voltar aos bons velhos tempos de Coimbra e às escapadelas, sempre românticas, pelo Jardim Botânico... :-)

quarta-feira, maio 24, 2006  
Blogger Joaquim Amândio Santos said...

Caro colega,

Saudações desde Penafiel para as ilhas do encanto!!!

Primeiramente, o meu agradecimento pela sua visita ao meu depósito de palavras, espero contar con outras voltas por lá!

Felicito-o, não só enquanto docente mas sobretudo por me honrar pertencer à humanidade, pela pertinência deste texto e das fotos fantásticas que lhe dão cobertura.
pensar. pensar bem o que queremos deste planeta e, sobretudo, o que queremos fazer ao planeta. sempre.

quarta-feira, maio 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns... seu ponto de vista é exemplar, vou menciona-lo ao longo da minha existencia aos meus alunos também. Obrigada.

quinta-feira, fevereiro 05, 2009  

Enviar um comentário

<< Home