20 maio 2006

Mãe II .......

Mãe, Artur Salazar, Círo Augusto, Natal de 2005, Rui Pedro Matos
Mãe (Mother): O Crime do Padre Amaro, 1997, Paula Rego
Mãezinha
A terra de meu pai era pequena
e os transportes difíceis.
Não havia comboios, nem automóveis, nem aviões, nem misséis.
Corria branda a noite e a vida era serena.
Segundo informação, concreta e exacta,
dos boletins oficiais,
viviam lá na terra, a essa data,
3023 mulheres, das quais
45 por cento eram de tenra idade,
chamando tenra idade
à que vai do berço até à puberdade.
28 por cento das restantes
eram senhoras, daquelas senhoras que só havia dantes.
Umas, viúvas, que nunca mais (oh! nunca mais!) tinham sequer sorrido
desde o dia da morte do extremoso marido;
outras, senhoras casadas, mães de fiilhos…
(De resto, as senhoras casadas,
pelas suas próprias condições,
não têm que ser consideradas
nestas considerações.)
Das outras, 10 por cento,
eram meninas casadoiras, seriíssimas, discretas,
mas que por temperamento,
ou por outras razões mais ou menos secretas,
não se inclinavam para o casamento.
Além destas meninas
havia, salvo erro, 32,
que à meiga luz das horas vespertinas
se punham a bordar por detrás das cortinas
espreitando, de revés, quem passava nas ruas.
Dessas havia 9 que moravam
em prédios baixos como então havia,
um aqui, outro além, mas que todos ficavam
no troço habitual que o meu pai percorria,
tranquilamente no maio sossego, às horas em
que entrava e saía do emprego.
Dessas 9 excelentes raprigas
uma fugiu com o criado da lavoura;
5 morreram novas, de bexigas;
outra, que veio a ser grande senhora,
teve as suas fraquezas mas casou-se
e foi condessa por real mercê;
outra suicidou-se
não se sabe porquê.
A que sobeja
chama-se Rosinha.
Foi essa que o meu pai levou à igeja.
Foi a minha mãezinha.
António Gedeão

Hoje este trabalho,muito fácil de se realizar, deve-se à minha Mãe. Como sempre é o habitual, o filho mais novo telefona e os telefones tocam, tocam, tocam e nada..... Deixo passar o dia e volto a insistir. Mas antes há que ver as horas. Não estejam no quintal da casa a tratar do pequeno Zoo - patos, perús, galinhas de capoeira, galinhas do mato, piriquitos, faisões, pavões, tartarugas, coelhos, gansos, rolas e um sempre presente Artur Salazar, amigo dos donos e pouco amigo do Zoo. Para além deste mini-Zoo, há o pomar da fruta, as hortaliças, os legumes, as asselgas, as ervilhas de quebrar, as flores do mais variado tipo e feitio, o souto dos castanheiros, a relva.....

E hoje quando telefonei, a Maria voltou a falar de que a casa está vazia, de que o jardim está assim, que o Artur matou um coelho, que a 'pavoa' tem 12 ovos, que o jardim está bonito, que o novo sistema de rega é uma maravilha e........ que tenho muitas saudades tuas!!

Finalmente disse o que esperava desde o início do telefonema!

Os Pais têm saudades dos filhos. E o inverso?

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

9 Comments:

Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Ola querido RPM,

Obrigada pelo teu carinho de sempre, aqui estou mais uma vez depois de ler o teu post.
Não sei se leste, mas ha dias atras tb liguei a minha mae, mas como sou piegas, liguei a chorar, a perguntar como ela estava e dizendo que morria de saudades.

Parabéns atua mae!! por tudo, pela vida, pela escolha de teu pai, pela familia que ela construiu.

Beijokas!!

sábado, maio 20, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Olaola, respondi à tua questao mas no meu blog mas passo a repetir: eu tinha de simular que estava a implantar CARREFOUR na Africa do Sul. O tema foi escolhido por sorteio e foi uma grande sorte pois meu pai la morava 6 meses/ano.

beijoka!

sábado, maio 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

É sempre um prazer passar por aqui!
Beijinhos da Daniela

sábado, maio 20, 2006  
Blogger Brandybuck said...

Finalmente tive tempo de me demorar por aqui um pouco.
Gostei muito dos teus pontos de vista.
Voltarei mais vezes.

Um abraço

sábado, maio 20, 2006  
Blogger isabel said...

Tenho muitas saudades dos meus, sim...

Bom fim de semana. Beijinhos :)

domingo, maio 21, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Menino RPM, RG é so dia 28!! Beijokas

domingo, maio 21, 2006  
Blogger Eli said...

Olá!

Cheguei aqui por acaso. Logo no teu perfil vi que estamos na mesma ilha, mas isso são pormenores.

Depois... comecei a espreitar e, lendo na diagonal, cheguei ao fim deste post a ler e a pensar que realmente me estava a identificar tanto com a conversa, mas não ouço a parte das saudades... mas disso não vu falar agora. Desculpa. Só não sai como devia, por isso é melhor parar por aqui.
Obrigada por este momento (de reflexão) mesmo que não saibas ao que me refiro...

:)

domingo, maio 21, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Querido RPM, nao queria de todo evocar a tristeza!!! quando é que saiste de la?

mto carinho para ti

Elite

domingo, maio 21, 2006  
Blogger Clotilde S. said...

A descrição do quintal e do min-zoo, levaram-me a outros dias.Bela homenagem à tua mãe. Sim, os filhos têm muitas saudades dos pais.Mais das vezes, quando os perdem.
Um abraço

segunda-feira, maio 22, 2006  

Enviar um comentário

<< Home