22 junho 2006

O Dia 1 do Inverno ......

O Inverno do Nosso Descontentamento, 1961, J. Steinbeck
Joseh Haydn: Die Jahreszeiten, Polygram Records

Haydn - Die Jahreszeiten, 2004 [HYBRID SACD] [DOPPEL-CD]

"Actividade económica volta a cair em Abril. O indicador de actividade económica deteriorou-se ligeiramente em Abril e, em Maio, o indicador de clima manteve o comportamento oscilatório dos últimos meses, tendo registado uma ténue regressão, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). "

Diário Económico, 21 de Junho de 2006

Hoje começa-se a preparar o Inverno!

O solstício do verão apresentou-se ontem, no espaço geográfico português, por volta das 14 horas de Lisboa TMG, na medida em que, o 'Sol alcança, no movimento anual aparente, qualquer dos dois pontos da elíptica mais afastados do equador celeste e onde parece estacionar alguns dias'.

No entanto, preocupa-me este momento. A partir de hoje, o número de horas de luz solar começa a decrescer , durante seis penosos elongos meses influenciando menos positivamente todos os seres vivos..........até ao solstício de Inverno em que, no Dia de Natal, um ditado popular, que ouço a minha a avó a dizer, reza o seguinte: No natal, o dia salta como o pardal!!!

Gosto de LUZ porque corresponde a energia, força, elasticidade, alegria, boa disposição.....

Gosto da côr que a luz impregna às coisas, gosto de andar confortável, solto, sem ter aqueles quilos de tecido que prendem os movimentos do corpo, enturpedece o pensamento e a alma......

Gosto de andar descalço, nú e sentir os elementos da natureza. O Sol faz nas pessoas estarem bem dispostas, alegres, coloridas, soltas, descontraídas, etc. E, se repararmos na Mãe-Natureza, vejam como ela responde a esse calor, a essa energia, a essa alegria.

Como não gosto do escuro, nem da escuridão porque já bastam os penosos anos que passaremos pelos Sete Palmos de Terra (Six Feet Under, no original), que tal, começarmos a preparar a chegada do Inverno com a audição de: The Seasons-Haydn, numa qualquer edição com alguma qualidade»

Eu colocarei, amanhã no meu leitor de CD's, esta magnífica obra que Sir Neville Marriner dirigiu em 1981 para o catálogo da Philips, Digital Classics.

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

7 Comments:

Blogger Al Cardoso said...

Tambem gosto de andar descalco e nu, nao ha nada melhor, para nos imbuirmos da nossa pequenez perante o universo.

Um abraco da Beira.

quinta-feira, junho 22, 2006  
Blogger JPS said...

O que disseste é astronómicamente correcto, mas psicologicamente errado.

Agora é que os dias vão ficar mesmo grandes! :-D

"Eu gosto é do Verão..."

quinta-feira, junho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Tiraste-me as palavras da boca, ou dos dedos ou do pensamento, escolhe. Ontem lembrei que seria o solsticio.. e entristeceu-me um pouco a ideia de a partir de agora os dias irem ficar cada vez mais curtos. A luz do dia e do sol é tão essencial que devia durar mais tempo.. as noites deviam durar apenas o tempo em que precisamos de dormir. Mas foi assim que Deus escreveu as coisas...

quinta-feira, junho 22, 2006  
Blogger Luna said...

Estou de acordo 100 por cento com o que dizes, eu também preciso do sol para viver, não fosse eu do signo leão
beijos

quinta-feira, junho 22, 2006  
Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Os antigos Celtas achavam bom prenúncio as crianças nascerem no solestício de inverno, quando os dias começavam a crescer.
Significava que crianças que nascessem por essa altura cresceriam muito mais saudáveis, em todos os aspectos.
Talvez daí venha o provérbio da tua avó.
No que nos diz respeito, tentámos que o nosso rebento nascesse por essa altura.
Foi próximo. 10 de Novembro (2004).
Abraços

sexta-feira, junho 23, 2006  
Blogger Andr3 said...

Eu já não me lembro se foi um estudo mmo estudado -:)-
(efectuado/realizado) ou se alguém pensou nisto e o disse, ou se foi uma simples opinião de alguém que ficçei, mas não é por nada que as gentes dos paízes quentes(falo do Brasil)são mais vivos e bem dispostos; por alguma razão há-de ser, e seja o facto de serem países com imensa luz solar por longas horas! será ou não; Faz sentido, mas n se sabe ao certo, o facto é que têm muito mais vida e alegria!
Eu tb gosto desta época e este ano apetece-me praia, e sol, e alegria, o que não é muito normal, visto ser considerado um morcego; vivo e trabalho de noite, sou claro de côr, quase transparente, e sinto-me melhor sem luz do sol, mas é só devido ao meu estilo de vida, e pq a vida assim se desenrola, mas não é que não goste do dia, de sol e afins:)
Enfim, aproveitemos o que temos e o que nos chega da melhor forma!
E está aí o Verão!:)
Até Depois

sexta-feira, junho 23, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

E hoje é noite de sao joao e eu nao estou ai... bua :'(

sexta-feira, junho 23, 2006  

Enviar um comentário

<< Home