20 junho 2006

Era uma vez .....

Passarola, Bartolomeu de Gusmão, 1709
As borboletas
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!
Vinicius de Moraes

"Era uma vez um rei que fez promessa de levantar um convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido. Era uma vez."

Contracapa do livro, Memorial do Convento; José Saramago

Era uma vez um país que não vivia em liberdade e veio a Revolução e (re)conquistámos a LIBERDADE. Era uma vez um país que evoluiu tão depressa que se criaram tantas leis que a LIBERDADE foi-se fixando no restrito espaço que a lei permite actuar. Era uma vez um país em que as desconfianças eram poucas e de um momento para outro aquelas aumentaram de tal forma que se criaram mais leis. Era uma vez país.

Estou irritado! Estou irritado com o país do faz de conta, que é o meu país......

Não é que, como 'coadjuvante' ao exame do 12º ano de Sociologia, vou ficar privado de liberdade, na Sala do Secretariado de Exames, da minha escola, durante os 120 minutos do tempo de realização desse mesmo exame? Não é que, para ir à casa de banho, tenho de pedir autorização aos membros desse Secretariado? Não é que, para poder ir ao bar dos Professores, mesmo ali ao lado, tenho que pedir autorização a esses mesmos membros do Secretariado?

E a Sala de Professores, mesmo ali ao lado....

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

13 Comments:

Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Peço perdão não tenho tido grande tempo para blogar entre as viagens mas deixo aqui a minha beijoka GRANDE!

Elite

PS: aqui tb é preciso autorizacoes para sair da sala durante um exame :s

Beijokas

terça-feira, junho 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

... o Nosso País ...um "País da Treta"... no vaivem das ideias politicas ... e da penalização deste e daquele partido...cá vamos... e quando o povo decidir penalizar a Liberdade e a Democracia?... aí termos um objectivo comum, algo para lutar e para reestabelecer...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

terça-feira, junho 20, 2006  
Blogger Clotilde S. said...

Vim à cidade tratar dumas coisas e passei aqui para deixar um beijinho.
C.

terça-feira, junho 20, 2006  
Blogger Belzebu said...

Tenta ver isto de uma forma positiva!

Os bolos do bar de professores não são frescos, a barista tem mau feitio e mau hálito, está lá encostada ao balcão aquela tua colega hipocondriaca, mortinha para falar com alguém.

eheheheh! Um abraço de solidariedade!

terça-feira, junho 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Rui faz me um favor.. no meu blog vai á lista de links e clica onde diz eter. fiquei... olha sei lá, nao sei de quem é mas aquele post deu-me um choque. Vais gostar, vai ver..

terça-feira, junho 20, 2006  
Blogger Alexandra said...

Olá RPM,

este não é o teu país de faz de conta, é o NOSSO país de faz de conta...

Compreendo a tua irritação, eu... não sei como reagiria... parece-me então que em vez de evoluirmos, regredimos. Mas a sintomatologia já estava a aparecer, nós é que... não queremos ver ;)

Mais um excelente ponto de vista.

Jokas

Ps: Não agradeças as visitas, venho cá porque gosto de ler o que escreves. :)

terça-feira, junho 20, 2006  
Blogger Maria P. said...

Era uma vez um grande ponto de vista, mas que era mesmo ao contrário do país espelhado.

beijinho amigo.

terça-feira, junho 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Beijinhos :)

terça-feira, junho 20, 2006  
Blogger Brandybuck said...

Muito bem visto!
É mesmo um país do faz de conta.
Mas há que ter paciencia...

Um abraço

terça-feira, junho 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Os alunos também não podem ir á WC durante os exames :P lol.

Abraço, amigo :)!

quarta-feira, junho 21, 2006  
Blogger Al Cardoso said...

Concordo plenamente com o amigo, creio que temos realmente leis demais.
Como diz acabamos espartilhados, dentro de uma liberdade que cada vez e menos livre.

Um abraco da Serra.

quarta-feira, junho 21, 2006  
Blogger O Micróbio II said...

Não me digas que também é preciso pedir autorização para dar uma passagem ligeira pelas cábulas?...

quarta-feira, junho 21, 2006  
Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Mal vi a gravura recordei-me do "Memorial do Convento" de Saramago.
A "Passarola" também me recorda a minha bisavó.
Era eu, bastante pequeno (ainda andava na primária - ensino à antiga, claro) e em história falámos na Passarola de Bartolomeu de Gusmão.
Ao chegar a casa contei à familia e a minha bisavó, que Deus tem, ficou toda chocada por eu usar aquela palavra.
Porque para ela, Passarola era uma asneira.

quarta-feira, junho 21, 2006  

Enviar um comentário

<< Home