22 agosto 2006

Vida de Mirone.......

Mulher oculta observa dois homens. Gravura chinesa, Dinastia Qing, Wikipédia.
mirone na falésia da praia naturista, 20 de Agosto de 2006, Rui Pedro Matos
O naturismo (não confundir com naturalismo) é um conjunto de idéias que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver e defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes.
Voyeurismo é uma prática que consiste num indivíduo conseguir obter prazer sexual através da observação de outras pessoas. Essas pessoas podem estar envolvidas em actos sexuais, nuas, em roupa interior, ou com qualquer vestuário que seja apelativo para o indivíduo em questão, o voyeur. A prática do voyeurismo manifesta-se de várias formas, embora uma das características-chave é que o indivíduo não interage com o objecto (por vezes não cientes de estarem a ser observados); em vez disso, observa-o tipicamente a uma relativa distância, talvez escondido, com o auxílio de binóculos, câmeras, etc., o que servirá de estímulo para a masturbação, durante ou após a observação. (...)
Wikipédia

Assim somos nós!

Somos uns autênticos voyeures socializados e que, quanto ao objecto observado fomos educados para olharmos com discrição e parcimónia.

Como adepto do naturismo, o que me mais me agradou neste contexto, enquanto o praticava na Praia do Rio da Prata na Aldeia do Meco, foi o de observar o tal indivíduo que, no alto da falésia, ali ficou por uns bons instantes e de lá não saiu. Enquanto cá em baixo a 'vida' continuava - uns em nú integral, outros completamente vestidos, outros em top-less - todos convivendo pacificamente, a 'foto' do dia não seria normal se os 'olheiros' não fizéssem parte da mesma.

Não foi aqui, unicamente, onde observei esta situação. Na Costa Vicentina assim ocorreu. Contudo numa situação que para mim é mais grave porquanto as pessoas sabiam o local da prática do naturismo e por lá iam em jeito de ginástica de praia e lá olhavam com pouca discrição.

Ainda temos muito que crescer neste nosso Portugal das mentalidades.

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nos tempos que correm julgamos e criticamos com demasiada facilidade comportamentos daqueles que nos cercam. Não te estou a criticar, até porque todos nós mais cedo ou mais tarde e em variadissimas situações o fazemos. Neste caso concreto, quem nos garante que se trata de voyeurismo (disturbio que eu condeno)?
Pedro Pires

terça-feira, agosto 22, 2006  
Blogger Aladdin Sane said...

Oooohhhh... tadinho, incomodado por mirones!!! :)

Ontem precipitei-me a comentar. Mal li a legenda da foto (Aljezur) comecei a salivar; só mais tarde li o texto e me apercebi do erro.

terça-feira, agosto 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu teria acenado ao homem, e estendia-lhe o polegar no jeito de FIxe, tasse bem! O homem não tinha mais nada que fazer ou andava à procura da mulher, ou do marido. Seja como for, má educação é como qualquer outro acto logo, fica para quem o pratica.
bjss

terça-feira, agosto 22, 2006  
Blogger Al Cardoso said...

Embora nao seja naturista (ou serei) a coisa que mais me choca numa praia naturista e precisamente ver as pessoas que la vao so para ver e comparar os outros.
Ja estive numa praia dessas e nao tive pudor nenhum, e digo-vos que a coisa mais agradavel e nadar sem empecilhos de vestuario.

quarta-feira, agosto 23, 2006  
Blogger Francisco Mendes said...

Cá estás tu, caro amigo, colocando a nu certos podres nacionais.

Mas atenção... como tão bem demonstram certos génios da Sétima Arte, todos nós possuimos uma indissociável vertente voyeur.

Abraço amigo!

quarta-feira, agosto 23, 2006  
Blogger Maria P. said...

Tens toda a razão, ainda há muito para caminhar neste país.

beijinhos.

quarta-feira, agosto 23, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

o homem queria so olhar é? qual é a piada.... sinceramente!!

Beijos a ti!

quinta-feira, agosto 24, 2006  
Blogger Margarida Quinteiro said...

Querido Rui, há e haverá sempre gente assim. Felizmente que existe tb gente como nós que lentamente vai mudando as coisas. Bjs.
Tenho novo blog: http://outrasviagens.blogs.sapo.pt

quinta-feira, agosto 24, 2006  
Blogger Unknown said...

Que queiramos, quer não, continuamos a ser um povo conservador, talvez por isso até os maus habitos se continuem a manter...

sexta-feira, agosto 25, 2006  
Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Olá, amigo.
Regressámos mais cedo do que o esperado.
Mas temos de regressar para a operação, quando sairem os resultados das novas biopsias.
Beijinhos e abraços
Ana e Paulo

sábado, agosto 26, 2006  
Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Dá beijinhos à Isabel Nurse por mim.

sábado, agosto 26, 2006  
Blogger isabel said...

O importante é que as férias continuam. A natureza em riste.

Mas é como dizes, já fazem parte da paisagem...

Beijos

sábado, agosto 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

"Voyeurs socializados"...gostei dessa expressão :). De facto eles andam por aí :P...

Abraço

sábado, agosto 26, 2006  
Blogger Andr3 said...

Boas para esses lados;)
Estamos bem?Já tinha aqui vindo e já tinha lido este post, só não tinha tido inspiração momentânea para comentar!
Entretanto li os comentários deixados e não sei porquê, fiquei com a sensação de que saem espontâneamente críticas, mas sem mta vontade de as fundamentar ou mmo não tendo sido objectos teoricamente já estudados e defendidos.Tá bem que todos temos direito a opinião e axo mto bem que assim seja, só que ha que ter o trunfo escondido para cada apontamento.
Desculpa a ti, e ás pessoas que se possam sentir atacadas, não é de todo minha intenção; pensei nisto pelo facto de não ter lido nenhum comentário que tivessem concluído a opinião!
Não sei se isto é bom ou mau:)
Nem tem de ser nada,são opiniões diversas!!
Isto tudo para dizer que o que eu axo é que disperta sempre curiosidade em qualker pessoa uma praia de nudistas ou naturistas, mais não seja para estar em contacto com realidades diferentes das nossas próprias, ou mmo por voyerismo cm disseste! Por mais que queiramos aceitar as diferenças, ha que saber aceitá-las,e ir ao local ver o que por lá se faz e observar, é uma maneira de aceitar! axo eu! Seja!
Prtugal para nós(ou p mim) é grande, e o mundo é infindável, p isso ha habitos diversos que talvez nem nos passe pela cabeça . . . se bem sabe a quem os tem, o que poderemos nós dizer? :)
É bom poder-se instruir, seja visionando realidades dispersas numa praia ou vindo a um blog informar, opinar e aprender;)
Por mim falo.
Bons ventos para aí.Abraço

sábado, agosto 26, 2006  
Blogger JL said...

Vai ver e o fulano chega a casa, e como não tem blog, ainda diz: bolas, já não se pode olhar descansado para a praia do Meco. Houve um nudista que não tirou os olhos de mim :-)... hehehehe. Um abraço e boa semana

domingo, agosto 27, 2006  
Blogger Som do Silêncio said...

(risos)
Mas nós somos terríveis...
Não se nota que o coitado do homem está somente a olhar para o mar e a pensar:
"Bolas, agora para conseguir ver o mar, tenho que ver estas tipas todas descascadas, de bundinhas roliças, peitos de me deixar tonto, etc etc etc..que maçada! Vou ficar aqui mais um pouco para ver se elas se vão embora. É só isso, vou controlar até elas se irem embora"

segunda-feira, agosto 28, 2006  
Blogger Lord of Erewhon said...

É lamentável. Esta merda nunca mais muda!

quinta-feira, agosto 31, 2006  

Enviar um comentário

<< Home