09 agosto 2006

Chama ...

Avó Glória, Julho de 2006, Rui Pedro Matos
Trabalho o poema sobre uma hipótese: o amor
que se despeja no copo da vida, até meio, como se
o pudéssemos beber de um trago. No fundo,
como o vinho turvo, deixa um gosto amargo na
boca. Pergunto onde está a transparência do
vidro, a pureza do líquido inicial, a energia
de quem procura esvaziar a garrafa; e a resposta
são estes cacos que nos cortam as mãos, a mesa
da alma suja de restos, palavras espalhadas
num cansaço de sentidos. Volto, então, à primeira
hipótese. O amor. Mas sem o gastar de uma vez,
esperando que o tempo encha o copo até cima,
para que o possa erguer à luz do teu corpo
e veja, através dele, o teu rosto inteiro.
Nuno Júdice

Hoje, depois de ver e comentar o blogue que recomendo por ser de extrema qualidade e simplicidade, do amigo José: Conversas, ou Talvez Não...., resolvi fazer uma homenagem à chama que ele lá deixou, trazendo aqui a chama da minha avó que com 85 anos de idade ainda sente vontade de fazer a sua horta e trazer de lá o seu auto-sustento...

No entanto, o peso da idade e as coisas que a nossa 'máquina' nos vai fazendo, limita-a nos seus anseios e daí, trocou a horta com um outro trabalho para a posteridade.... fazer renda que oferece aos netos e netas.

Tirei a foto depois de chegar de Itália enquanto me contava as suas notícias enchendo-me com alguns mimos.

É bom termos avós! No entanto, indicam-nos de como a nossa passagem terrena é imensamente curta....

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

12 Comments:

Blogger Sereia said...

Ela é linda!

quarta-feira, agosto 09, 2006  
Blogger Maria P. said...

Excelente ponto de vista, pela avó e pela referência ao blog do José.

Bem -vindo.
bjo.

quarta-feira, agosto 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Engraçado.
A tua avó é parecidissima com uma tia minha, que vive no Alentejo.

Abraços e vê se apareces nos blogs.
Diz algo.

quarta-feira, agosto 09, 2006  
Blogger Alexandra said...

Amigo, então já conseguiste tirar o dito da enfermaria???? Parece que sim e, AINDA BEM!!!

A tua Avó é LINDA! Quando a olhei, fez-me lembrar a minha. Mas, infelizmente já não a tenho, aliás não tenho nenhum, fui perdendo todos ao longo da minha existência e, desde muito cedo!

Parabéns pelo teu excelente ponto de vista!!!

Beijos de Amizade!

Alexandra

quinta-feira, agosto 10, 2006  
Blogger Paulo said...

rui, as nossas avós são mesmo assim, enchem-nos de mimos, fazem-nos sentir pequeninos, e lembram-nos de que tudo na vida é perene, até nós. Aproveita bem estes momentos, que também eles são breves. Digo-te eu que já não tenho nenhuma. Um abraço

quinta-feira, agosto 10, 2006  
Blogger Fernando Cassola said...

Um abraço amigo!
É realmente como dizes, uma simples e humilde passagem, daí o seu período não ser longo.

Continuação de boas férias.

quinta-feira, agosto 10, 2006  
Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Avisa antecipadamente, para ver se temos maneira de nos contactarmos.

quinta-feira, agosto 10, 2006  
Blogger Darkezza said...

Adorei esta "pequena homenagem" é bom saber que ainda existem pessoas que dão o devido valor aos familiares. Infelizmente a maior parte das pessoas considera-os como um "fardo na vida". Estás de parabéns.

Ps: A tua avó é linda:)

Um beijo

Darkezza

quinta-feira, agosto 10, 2006  
Blogger Brandybuck said...

Olá Rui
Obrigado pela referência, mas acho que é muita benevolência tua.

Quanto à tua avó, como já disseram aqui é linda, e deves aproveitar todos os mimos que ela te dê :o)
Quem não gosta de mimos?

Um abraço de amizade

quinta-feira, agosto 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Como diz o povo: Avó é mãe duas vezes!

Abraço

sexta-feira, agosto 11, 2006  
Blogger Andr3 said...

Adorei esta dedicatória, não sei se conseguiria fazer melhor!:)
A tua avó é nova demais para ter um neto tão velho cm tu..eeheh. Desculpa, sem querer ofender susceptibilidades,claro,e completamente sem maldade; é que minha avó tem a mma idade que a tua. Tua querida mãe foi precoce no teu nascimento!
Isto tudo para dizer que foi um gosto mmo ler este ponto de vista!
Minha avó fazia colchas de lã que ofereceu a todos os netos. Neste momento já n tem capacidade visual suficiente para dar continuidade a esse tesouro que eu tanto dei valor. Este ano vou-me encarregar de juntar dia 20 deste mês toda a familia que puder para o seu aniversário! Ela é rija; embora com alguns problemitas de saúde que tem, não sei se algum ano mais se vai poder fazer este reencontro de novo,daí esta minha insistência.
Pronto, Abraço, Boa vida por aí e que tenhas tua avó por muito mais tempo a congratular-te com seus tesouros;)

sexta-feira, agosto 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

gostei! belo retrato da sua avó!
*

domingo, agosto 20, 2006  

Enviar um comentário

<< Home