14 agosto 2006

O Sol, a Lua e as Estrelas ......

por-do-sol, praia Vale dos Homens, Aljezur, 2006, Rui Pedro Matos
lua cheia, Vila do Bispo, 2006, Rui Pedro Matos

"O firmamento límpido é esplendor das alturas,

e o aspecto do céu é um espectáculo de glória.

O Sol, ao nascer, proclama:

«Quão admirável é a obra do Altíssimo!»

Ao meio-dia, seca a terra;

quem pode suportar o seu calor?

Atiça-se a fornalha para os trabalhados que exigem calor;

três vezes mais, abrasa o Sol as montanhas.

Exala vapores de fogo e, dardejando os seus raios, deslumbra os olhos.

Grande é o Senhor que o criou;

com a sua palavra apressa o seu curso.

Também a Lua, sempre exacta,

é a marca dos tempos e o sinal do futuro.

É a Lua que determina os dias festivos,

o seu brilho diminui a partir da Lua-cheia.

É ela que dá o nome ao mês,

e cresce, de modo admirável, nas suas fases.

É farol dos exércitos celestiais, que brilha no firmamento do céu.

A glória dos astros faz a beleza do céu,

ornamento que brilha nas alturas do Senhor.

À palavra do santo, dispõem-se segundo as suas ordens,

e nunca se cansam de estar em sentinela."

Sir. 43, 1-10

Depois de um fim de semana em Oz cheguei a casa dos pais e usei uma vez mais, na busca desse texto, o livro maior para a civilização ocidental - a Bíblia.

Um Livro que vou lendo e relendo, encontrando com estas segundas leituras textos muito bonitos e com imensos significados.

Está, para o efeito, este pequeno excerto do Livro de Ben Sirá relativamente aos nossos companheiros eternos Sol e Lua.

Acho muita graça ao elemento Lua e à sua influência.

Por exemplo, a minha avó dizia: " se desejamos ter a colheita mais cedo, semeia-se em quarto-crescente...."!!!

Eu, por sinal, quando vou ao barbeiro e depois de cortar o meu cabelo pergunto ao Mestre Rocha em que Lua se está. De acordo com a resposta sobre a dita, de imediato digo se o novo desvaste será serôdio ou temporão....

E reflectindo ainda mais sobre o poder da Lua, reparo que esta é feminina e demonstra clararamente o enorme poder que o género feminino tem sobre a vida na Terra. Salvé Raínhas ........

Será que é mesmo assim?

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

14 Comments:

Blogger Alexandra said...

AHHHH Grande Amigo!!!

Que lindo ponto de vista!!!!!!

A tua avó fala dessa forma e terá as suas razões. O meu avô também sabia ver muita coisa pela Lua, muitas delas já não me lembro. Mas era um homem virado para o mar, a sua sabedoria era relacionada com o tempo (condições metereológicas) e o mar. Eu e a minha irmã, tinhamos um meteriologista privado :) Ainda hoje, quando me lembro, penso que ele nunca se enganou.

Estiveste aqui bem pertinho da minha terra emprestada Lagos. Aljezur... ao tempo que não vou lá! Já lá vivi, era minorca ainda comia muito pouca comidinha sólida :))))

Beijos de Amizade!

terça-feira, agosto 15, 2006  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Onde fica Aljezur??? :( santa ignorancia!

terça-feira, agosto 15, 2006  
Blogger Maria P. said...

... e o Mar.
Fantástico.

Um beijinho, amigo.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

só tu para colocares em texto o modo como interpretas passagens da bíblia, e de uma forma tão bonita! beijos Rui

terça-feira, agosto 15, 2006  
Blogger Unknown said...

As fotos são lindissimas.
Beijo

quarta-feira, agosto 16, 2006  
Blogger Andr3 said...

Eu já cá tinha passado,pois lembro-me de ter visto estas fotos dps de me teres falado delas,agora não me lembro é o Porquê de não ter comentado!!:)
Tens sempre fotos para poder justificar qualker tema de conversa, ou assunto esporádico qualker,axo isso interessante!Apesar de gostar imenso de fotografia,ja passou mais a febre maníaca das fotos!
Mais um Bom Ponto de Vista!
Bem,assim sendo só resta deixar um abraço e resto de boas férias;)

quinta-feira, agosto 17, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Olá, amigo. Ainda estou do outro lado do Atlantico mas a chegar em breve. Foi fabuloso.

Junquilho

sexta-feira, agosto 18, 2006  
Blogger Paulo said...

rui, o poder do feminino é tão grande que se pensares bem, não haveria vida nela se não houvesse a terra-mãe, o fruto que germinando dá origem a outras árvores e a outros frutos. E como tudo na vida é cíclico...
Um grande abraço

sexta-feira, agosto 18, 2006  
Blogger Brandybuck said...

Mais um belo ponto de vista, assim como as fotografias.

Um abraço

sábado, agosto 19, 2006  
Blogger Som do Silêncio said...

Já tinha saudades de te ler :-)
Claro, gostei do teu ponto de vista!
Beijo

sábado, agosto 19, 2006  
Blogger Margarida Quinteiro said...

Agora também me podem ler em: outrasviagens.blogs.sapo.pt

sábado, agosto 19, 2006  
Blogger Aladdin Sane said...

Adivinha quem chegou hoje a casa vindo de Aljezur, onde estive desde o dia 7...

Este ano não fui às praias do Rogil (minto, passei na Samouqueira - ou será Samouqueiro?) mas estive em Odeceixe, Amado, Alteirinhos, Amado, Barriga-Cordoama, Vale de Figueira...

Se puderes vai a V. Figueira e à Murração!

Agora adivinha quem já espera o próximo Verão para aí voltar...

Silly season? O tanas!!!

segunda-feira, agosto 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Um belo ponto de vista acompanhado de duas belas fotos :)!

Abraço

sábado, agosto 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Vicodin detection zocor vs mevacor 512 mb ddr sdram m6464b250 Room ionizer mold Weight natural pill loss

quarta-feira, fevereiro 21, 2007  

Enviar um comentário

<< Home