27 fevereiro 2008

E, cá se vai andando ......!!!!

Nossa Senhora do Bom Caminho na N301 - Fevereiro de 2008
Mesmo que não conheças nem o mês nem o lugar
caminha para o mar pelo verão
Ruy Belo
Depois de vários dias em silêncio sem comentar qualquer facto político ou de interesse público hoje trago alguns desabafos, quando desabafam, e algumas ansiedades dos meus colegas Professores nos poucos momentos que têm na Sala de Professores fruto das novas medidas do Ministério da Educação para os Professores e para o Ensino em Geral, revelando o desnorte do Ministério.
Os Professores Titulares dizem que vão delegar competências, em outros Professores na tarefa de avaliação dos seus colegas, os Professores dos grupos disciplinares onde não existe Professor Titular não aceitam a avaliação por outro Professor Titular. Esta justificação reside no facto de, sendo essa avaliação científica e não apenas pedagógica, os Professores Titulares de outros grupos não poderão fazer a tal avaliação científica relacionada com os conhecimentos da área disciplinar. Porque o modelo de avaliação é altamente subjectivo e objecto de subserviência, etc etc......
Os Directores de Turma andam perplexos com o NOVO Estatuto do Aluno que, em vez de elevar a qualidade do ensino, pelo contrário, cria mais burocracia e obriga os Professores a passar mais tempo à volta-dos-papéis, de índole administrativa, tal são as múltiplas medidas que esse estatuto propõe.... .e nunca a dar aulas e a ensinar os alunos.
Uma história caricata que se passou na Escola há muito pouco tempo:
Um Encarregado de Educação foi chamado pela Directora de Turma porque o aluno e filho tinha atirado uma borracha à Professora de Português. Depois de narrado o facto, o Encarregado de Educação atirou de resposta: " mas é um gesto grave o que o meu filho fez?" (sic)....
Algumas cenas escolares para deleite de quem gosta de ver Professores em stresse e em ansiedade.....
Muitas mais encontramos nas muitas escolas por este País.... Até quando? Eu espero pelas eleições .....
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é Rui, como sempre isto não está fácil, eu tenho uma grande admiração por quem tem essa profissão, é que não deve ser pêra doce! E não se pode repreender os "meninos" para não os traumatizar tadinhos...Quanto a esperar pelas eleições, é melhor esperar-mos sentados. Grande abraço da: ARTESÃ

quarta-feira, fevereiro 27, 2008  
Blogger Al Cardoso said...

Nao e facil ser professor nestes momentos, mas olhe que mesmo que as eleiccoes dem mudanca de partido, provavelmente as diferencas nao seram muitas!

Um abraco dalgodrense.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu se voltar a dar aulas será mesmo para arranjar dinheiro. Não estou para que me ponham a mudar fraldas aos meninos. E se me chatearem muito bato com a porta.

Como diz o anúncio, "eu é que não sou parvo".

E tenho dito.

(Favor combinar um café no CBst! E depressinha plizi.)

domingo, março 02, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia meu amigo Rui,
" E, cá se vai andando...!!!!"
...com a cabeça entre as orelhas, como se diz na minha terra.
Enquantos os pais não perceberem que amor não é sinónimo de indisciplina e má educação, nada feito. Afinal, ambos sabemos que é possíbel ser reguila, viver a meninice, mas ser educado, olhe que eu tenho um exemplo diário.
Um Abraço
Domingos Caldeira
PS. Excelente dia de farra ontem na Costa da Caparica.

segunda-feira, março 03, 2008  

Enviar um comentário

<< Home