12 outubro 2006

Sonhei com ....

A Capoeira (The Coop), 1998, Paula Rego
"Famílias pagam mais 15% pela electricidade

Petróleo e renováveis vão fazer disparar facturas eléctricas no próximo ano. Aumentos reduzidos de 2006 geraram défice de 370 milhões.

O limite aos aumentos dos preços de electricidade para os consumidores domésticos, que permitiu que as facturas tenham subido apenas 2,3%, gerou um défice tarifário de 370 milhões de euros. Os consumidores começam a pagar esta “dívida” no próximo ano com uma subida de preços que se deverá situar entre os 15 e os e os 17%, agravada pelo aumento do preço do petróleo. A proposta do regulador é apresentada na segunda-feira.

Diário Económico, 12 de Outubro de 2006

De certeza que, se o Primeiro-Ministro José Sócrates ler este blogue, dirá: "mas as leituras dos jornais não são as que demonstram a realidade de crescimento da nossa economia. Os valores e as informações que possuímos indicam o contrário. A previsão de crescimento da economia é de alta e maior que o crescimento da Europa." Um pouco parecido com o que disse no debate do Estado da Nação...

No entanto, apenas vejo que tudo está menos bem!

Veja-se que o aumento médio dos salários para o ano de 2007 para os trabalhadores da Administração Central é de 1,5%. Mas a electricidade vai aumentar, se aumentar, em 15%. É uma diferença brutal.....Mas se a electricidade aumenta, os preços dos bens e serviços aumentarão, também....

Reparem também que os aumentos em 2007 são em todos os bens e serviços. Não num único só bem ou serviço. E, o aumento de 1,5% de aumento salrial não cobre nem uma ínfima parte, porque a inflação prevista em 2006, em Portugal, é de 3%.

A OCDE lança um paper informativo dizendo que a carga fiscal em Portugal tem subido enormemente e que se assim continuar termos uma carga fiscal idêntica aos dos países mais desenvolvidos.

Até este ponto, nada me assusta. Assusta-me sim, que nós ainda não atingimos o estádio de desenvolvimento como os países nórdicos, por exemplo. Nem em salários, nem em educação, nem em justiça, nem em direitos e liberdades...

Por isso, termino com esta dúvida e constatação: Porque será que quando temos um Governo PSD, este faz uma política de centro-esquerda, mas sem perder o espírito e as virtudes do capitalismo e, quando temos um Governo PS, este faz políticas hiper capitalistas?

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

aii meu amigo, tu andas a ter pesadelos!! :)
Não vejas tudo tão negro. Relaxa, tens aí uma bela paisagem à tua frente! Bjs

quinta-feira, outubro 12, 2006  
Blogger rui said...

Olá Rui
Voltei. Cá estou eu, a repirar um pouco de ar puro da Praia da Vitória.
Olha, o teu ponto de vista, tem razão de ser, e a tua conclusão, é legítima.
Até outra visita
Um abraço

quinta-feira, outubro 12, 2006  
Blogger Alexandra said...

Bem Rui,

à tua questão não sei responder porque, como antes havia dito, política não é o meu forte, nem nela acredito...mas, já me pus a pensar tal como tu. Todos esses numeros já andaram também aqui ás voltas. Problema maior! Não sei o que nos vai acontecer...!!!!!!

Beijos

quinta-feira, outubro 12, 2006  
Blogger Al Cardoso said...

Porque aparentemente existe um acordo secreto (ou nao) para se rotativarem no poder; agora comes tu, logo como eu.
Eu que ate gosto de historia, ja conheco este "filme", dos ultimos anos das monarquia. O rotativismo foi que originou a anarca republica, que se comemorou a poucos dias.

Necessitamos e com urgencia um novo regime politico, este esta podre e gasto.

sexta-feira, outubro 13, 2006  

Enviar um comentário

<< Home