25 setembro 2006

Peixe com rabo na boca .....

cleaner fish
Poema dum Funcionário Cansado
A noite trocou-me os sonhos e as mãos
dispersou-me os amigos
tenho o coração confundido e a rua é estreita
estreita em cada passo
as casas engolem-nos
sumimo-nos
estou num quarto só num quarto só
com os sonhos trocados
com toda a vida às avessas a arder num quarto só
Sou um funcionário apagado
um funcionário triste
a minha alma não acompanha a minha mão
Débito e Crédito Débito e Crédito
(...)
António Ramos Rosa
Lembrei-me hoje deste poema, deixando um excerto, depois de ouvir a notícia de que uma solução para o desenvolvimento da economia estará na diminuição do número de empregados da Função Pública.

Está na moda esta ideia....tudo passar pela diminuição do número de trabalhadores da Função Pública. Eu, que sou um elemento mais desta grande massa de trabalhadores do maior empregador português, vejo-me na hora de dizer que estou cansado de tanta demagogia......

Sou professor e devo ensinar. Sou professor e devo ter alunos. Sou professor e deveria passar um número razoável de horas na minha Escola.....

Mas que fez o Governo/Estado com as sucessivas reformas no ensino em conluio com os sindicatos e sempre a remendar erros de políticas mal elaboradas!
Nada!!! Nada mesmo porque nesse vai-não-vai:

a) as Universidades não teriam de fechar cursos e não teriam de prescindir dos serviços dos seus professores, lançando-os para o desemprego;

b) as Universidades continuariam a lançar profissionais para o mercado de trabalho da educação de cursos com excesso de oferta de mão-de-obra, não os absorvendo;

c) as estísticas demográficas fornecidas por organismos do Estado não são analisadas convenientemente e não se repara que há uma clara diminuição da taxa de natalidade levando com isso a uma diminuição de estudantes e dessa forma a um excesso de professores;

d) a centralização do ensino leva ao encerramento de escolas, fruto do da diminuição de alunos e de uma racionalização económica que beneficia as contas do poder central aumentando as despesas do poder autárquico com as novas responsabilidades na área educativa;

e) contratem-se de preferência mais professores e novos, porque os professores mais velhos, com mais experiência e com as 'competências' pedidas pelo sistema têm de trabalhar menos horas e podem realizar outros afazeres que nada estão relacionados com a função de docente;

f) os partidos políticos não têm coragem em mudar estas regras porque lhes custará votos nas urnas eleitorais;

g) eu sou professor, tenho 41 anos e APENAS trabalho 8 horas, por semana, de leccionação efectiva.... Quero trabalhar e não me dão turmas com alunos. Assim, quem ganhará o Prémio Nacional do Professor?
h) de certeza que a culpa pelo excesso de despesa na Administração Pública não é dos funcionários públicos, mas sim dos políticos e governantes com as Reformas nos diversos Ministérios que são feitas ao sabor dos Ciclos Eleitorais e sem serem pensadas e planeadas no longo prazo;

i) será que somos nós a limpar o lixo que os governantes (os tubarões) nos lançam com as sucessivas reformas?
Parece que vivemos numa realidade virtual de sustentação do nada .....
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

3 Comments:

Blogger Maria P. said...

Meus Deus! Este pequeno (grande) ponto de vista parece um furacão!!

Beijinhos e boa semana, Senhor Professor:)

segunda-feira, setembro 25, 2006  
Blogger Clotilde S. said...

Então, amigo?
Lá te vais safando do Gordon e do Helene... espero bem que acabem por aqui.Para susto já basta.

Eu andei com um furacão no meu blog, mas já me livrei desta.Parece que já está tudo a funcionar.

Beijinhos e boa semana

segunda-feira, setembro 25, 2006  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Pequeno ponto de vista para quem governa...

Excelente o poema, vou pesquisar para o acabar de ler.

Um abraço! Até outro instante

terça-feira, setembro 26, 2006  

Enviar um comentário

<< Home