28 junho 2006

Ai! Que vamos continuar .....

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores financeiros) de todas as riquezas finais produzidas em uma determinada região ou parcela da sociedade (qual seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). Fala-se na distinção entre PIB nominal e PIB real; o primeiro é o valor comum na expressão do PIB, ou seja, a soma simples dos bens e serviços produzidos; o segundo acompanha-se de uma correção inflacionária.
A fórmula clássica para expressar o PIB de uma região/país é a seguinte:
Y = C + I + G + X - M
Onde,
Y é o PIB C é o consumo I é o total de investimentos realizados G representa gastos governamentais X é o volume de exportações M é o volume de importações
Wikipédia
Portugal continua a crescer abaixo da média da zona euro.
A economia portuguesa deverá registar uma taxa média de crescimento de 2% entre 2008 e 2012, segundo dados hoje divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Diário Económico, 28/06/2006

Mais um dado para acrescentar a um conjunto de outros que temos sobre a evolução da Economia Portuguesa.
Mas este é MAU porque, para além de mostrar que teremos taxas médias de crescimento na casa dos 2% ao ano, esta continua a ser a mais baixa de toda a Europa, o que nos ainda afasta mais da média comunitária originando que, nem a convergência nominal se faça e, pior ainda a mais importante convergência real.
MAU também porque o Investimento Directo Estrangeiro (IDE) está a fugir da nossa praça e a deslocalizar-se para outras margens mais apetecíveis da Europa - ver General Motors. E o Governo ao intervir está a deturpar a lógica de mercado e a pagar a fixação dessas empresas com o dinheiro dos contribuintes, oferecendo-lhes compensações fiscais.
Não.....
Este Governo Sócrates começou por asfixiar a já depauperada economia portuguesa com o aumento dos impostos directos e aumentando outros impostos indirectos, tornando-se como uma das que possui uma maior taxa de incidência fiscal sobre a população dos países da União Europeia e, o turn-around fica cada vez mais difícil.
Nem a Selecção Nacional de Futebol ajudará se ganhar aos nossos aliados de sempre....
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de Hoje!

5 Comments:

Blogger Joaquim Amândio Santos said...

Excelente ensaio com uma acutilância que só não nos leva ao aplauso porque ainda estamos no choque de vivermos a verdade aqui expressa!

Estamos num país que, como disse Almada negreiros
"
enche a barriga de Camões
e deixou Camões morrer à fome!
"

Abraço, JAS

quarta-feira, junho 28, 2006  
Blogger JPS said...

É normal...

Há 500 anos que vivemos (acima das nossas possibilidades) de sucessivos balões de oxigénio. O ultimo secou, por isso agora que gastámos tudo em Ferrais e vivendas estilo maison, vamos asfixiar.

quarta-feira, junho 28, 2006  
Anonymous Anónimo said...

e ando eu a suar as bicas a ver se os 2% saem do sítio. A selecção nacional marimba-se para o PIB e só serve para lavar mais dinheiro e negócios esquisitos. O Sócrates lá fez o que tinha de fazer, por um Portugal melhor, e se doeu a alguem foi sobretudo aos da Funçao publica que estavam fartos de ter regalias estes anos todos, e dos reformados abusadores que obtêm cachets fabulosos aos 50 anos enquanto um trabalhador no privado continua no arduo e duro, sem regalias, sem subidas de escalão etc.. apenas porque alguem decidiu que a função publica é privilegiada? poupem-me.. dói mas se der, melhor!

quarta-feira, junho 28, 2006  
Blogger Al Cardoso said...

Nao tendo aproveitado os fundos para produzir riqueza sustentada, e tendo-os esbanjado (desviado) para boas casas e bons carros. Estavamos a cavar a nossa propria sepultura. Da Europa cada vez menos dinheiro vai vir, nao tenho aproveitado enquanto era tempo, temo que cada vez mais separados da Europa estaremos, financeira e economicamente.

quinta-feira, junho 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

...a selecça~portuguesa já "desajudou"... repare-se nas importações de camisolas, cachecois e bandeiras que se fizeram da China ...a ida de Portugueses para a Alemanha e caso o consumo aumente os principais produtos a serem comprados serão estrangeiros ...aumentando desse modo as importações o que prejudicará o PIB...A SELECÇÃO SÓ AJUDA A QUE ESQUEÇAMOS OS PROBLEMAS...MAS ELES CONTINUAM A EXISTIR...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

quinta-feira, junho 29, 2006  

Enviar um comentário

<< Home