27 abril 2006

Orgulho e Preconceito .....

Fotograma do filme: Orgulho e Preconceito, Joe Wright, 2005
Quando

Quando olho para mim não me percebo.

Tenho tanto a mania de sentir

Que me extravio às vezes ao sair

Das próprias sensações que eu recebo.

O ar que respiro, este licor que bebo,

Pertencem ao meu modo de existir,
E eu nunca sei como hei de concluir
As sensações que a meu pesar concebo.

Nem nunca, propriamente reparei,

Se na verdade sinto o que sinto. Eu
Serei tal qual pareço em mim? Serei

Tal qual me julgo verdadeiramente?

Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu
Nem sei bem se sou eu quem em mim sente
Álvaro de Campos
Não é o filme que me faz escrever estas pequenas linhas de opinião, mas sim o significado das palavras ORGULHO e PRECONCEITO.
Quando somos levados a tomar uma decisão importante na vida devemo-nos sentir orgulhosos do acto que tomámos, independentemente do caminho que nós iremos traçar.....
Mas a gravidade da situação atrás explicada está no preconceito que depois os outros têm relativamente à acção.....
Se ficamos ricos, depois é uma chatice! Se ficamos pobres, ai Jesus!, Se somos acometidos de uma dificuldade aparentemente visível no corpo, ai que não vale nada, se tem uma aparência menos agradável, ai ai!!, ser cigano é ser ladrão!!, andar com desleixo na apresentação do vestuário, é porque bate-mal-da-carola, ser feliz, causa inveja! ter um carro novo, não pode! etc, etc .....
Tanto bichinho que vai na cabeça das pessoas, julgando os outros pela aparência.......
É neste entorpecedimento das mentalidades que faz com que, em Portugal, nada avance porque o Abril de 74 ainda não foi, totalmente, revolucionário nas mentalidades.
.... as pessoas são, ainda, preconceituosas,
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de Hoje!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

olha lizzy e o sr darcy!! inda vou na parte em q ela n gosta dele e acha graça ao sr whickman :) tou a adorar o livro apesar de ser um pouco complicado.


bom, quanto ao post, n há mt q comentar pq está tdo comentado nas nossas aulas de economia... o q o professor tem batalhado mais para nos fazer entrar na cabeça... a expectativa!! lol


abraços
carlota

quinta-feira, abril 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

belo filme
belo post

sexta-feira, abril 28, 2006  

Enviar um comentário

<< Home