26 abril 2006

Nuclear! Sim, Obrigado.....

Foto: Carlota Cunha, 2006

A radioatividade ou radiatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis. A radioatividade pode ser: Radioatividade natural: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza. Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.

Wikipédia

Hoje é notícia em todos os jornais portugueses a efeméride do desastre de Chernobyl e, a comunicação social trouxe à praça o assunto da provável construção de uma central nuclear no nosso país.

Para variar, como um espectáculo de dejá-vú, as estações de televisão dedicadas à promoção da informação colocam frente-a-frente os que estão a favor e os que se opõem a este tema, como a outros temas.

Como no filme do Manoel de Oliveira: O Meu Caso, também vou expressar a minha opinião.

Sim, sou a favor da construção de uma central nuclear para acabar com a dependência externa do petróleo. Urânio, temo-lo às toneladas em Canas de Senhorim, Viseu. Técnicos especializados temos bastantes, especializados nas Universidades de Coimbra, Lisboa, Porto - nestas eu tenho a certeza.

Que mais desejamos! Alguém tem medo? Cada vez temos técnicas de trabalho com estes produtos mais especializadas e mais seguras.

Por isso, vamos acabar com os medos, apostar no nacional....

Porque todo o produto que possua o código de barras a terminar em 560 é bom.

Viva o nuclear 560....

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

reconheço a foto de algum sitio lol obrigada :) *

sábado, abril 29, 2006  

Enviar um comentário

<< Home