14 junho 2007

Fernando de Portugal, o Infante Santo .....

Painel do Infante (Santo), Nuno Gonçalves, Museu Nacional de Arte Antiga
D. Fernando, Infante de Portugal
Deu-me Deus o seu gládio, porque eu faça
A sua santa guerra.
Sagrou-me seu em honra e em desgraça,
Às horas em que um frio vento passa
Por sobre a fria terra.
Pôs-me as mãos sobre os ombros e doirou-me
A fronte com o olhar;
A esta febre de Além, que me consome,
E este querer grandeza são seu nome
Dentro de mim a vibrar.
E eu vou, e a luz do gládio erguido dá
Em minha face calma.
Cheio de Deus, não temo o que virá,
Pois, venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma.
de: A Mensagem, Fernando Pessoa

Hoje não vou escrever sobre os erros e silêncios do Governo à beira de uma presidência portuguesa da UE que vai ser muito cinzenta, mesmo que o nosso primeiro queira mostrar que é um desportista e tudo faça para ser fotografado a fazer o jogging.

Apenas que, hoje, no calendário das memórias, podemos lembrar o nosso Infante Santo de que Fernando Pessoa sob caracterizar na excelente obra de A Mensagem.

Boa mensagem para o Portugal do futuro....... Promonitório ...... Um poema a ler e analisar com muita atenção, por causa da simbologia usada.

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

1 Comments:

Blogger Al Cardoso said...

Gostei e gosto muito de Fernando Pessoa!

sexta-feira, junho 15, 2007  

Enviar um comentário

<< Home