02 junho 2007

Que flor ....

Albuquerque Designers
"A identidade «Portugal 2007» revela um olhar português na representação visual da Presidência da União Europeia. A "Flor azul" constitui um símbolo de contemporaneidade portuguesa: modernidade, harmonia, mar, transparência e abertura ao futuro. As pétalas, agregadas livremente numa disposição concêntrica, assinalam o contributo singular de cada Estado Membro numa missão conjunta de construção europeia. A possibilidade do símbolo adoptar a combinação de cores de cada bandeira, confere à Presidência Portuguesa uma imagem construtiva, de abertura e cooperação com todos os Estados Membros da União Europeia."
Presidência Portuguesa 2007 UE
Pois ... pois!!!!
É um logótipo muito bonito. No entanto, de Português, nada tem para além do nome do designer e do país.
A segunda linha da nota informativa da Presidência Portuguesa não acrescenta nada de novo. Omite que a cor e a flor são também: azul a cor-símbolo da monarquia e a flor é ícone inglês.....ora vejam e pensem bem!
Qual a relutância no uso dos símbolos tradicionais portugueses mas re-construídos num estilo moderno e de modernidade como o Engº Sócrates tão bem sabe dizer?
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

5 Comments:

Blogger Dolphin said...

Olá!

e mais uma vez nos ofereces um bom texto.
Gostei!

Beijo Silencioso

sábado, junho 02, 2007  
Blogger Aladdin Sane said...

Rui, é o logo de Portugal 2007, como poderia ser o de França 666, Lituânia 70x7 ou o de Itália 2069, a cor predominante é o azul por causa da União Europeia, a "unificação feliz pelo consumo de Dèbord" - isto sou eu a armar ao pingarelho - é substituída pela unificação feliz por uma ideia de cidadania europeia. É uma flor azul, poderia ser um bigode à Zezé Camarinha estilizado, uma peça de filigrana, um broche, uma lontra, mas uma flor identifica-se facilmente. Não interessa se nada tem que ver com o país, depois arranja-se um texto bem composto, - a fazer lembrar os textos sobre artes plásticas ou dança contemporânea - e já está, uma imagem clean e apelativa. Por isso, em nome do "interesse nacional", vamos todos gostar desta flor e esquecê-la em 2008. Portugal perdeu a sua identidade enquanto país, diluído na "construção da identidade europeia". E já me doem as mãos...

domingo, junho 03, 2007  
Blogger Aladdin Sane said...

"Picuinhice": a "unificação feliz pelo consumo", expressão de Dèbord ("A Sociedade do Espectáculo")

domingo, junho 03, 2007  
Blogger Eli said...

Nunca estamos satisfeitos!!!

Olá!... voltei!!!

:)

segunda-feira, junho 04, 2007  
Anonymous Anónimo said...

uenaua.web.ua.pt
muitas alternativas criadas e expostas em 2007 :)

terça-feira, dezembro 30, 2008  

Enviar um comentário

<< Home