11 maio 2007

1984 ....

capa
"De Águeda, Manuel Pinho dirigiu-se depois a Cortegaça, Ovar, para se deslocar a uma empresa de instalações discretas e máxima segurança, a Microfil, que desenvolve sistemas de gestão integrada de informação. Dotada de um autêntico "bunker" blindado, armazena em Cortegaça dados confidenciais de muita gente e de muitos edifícios. A título de exemplo, diga-se que é naquela pequena localidade de província que está o sistema de arquivo digital e de gestão documental da Direcção Geral de Viação, e por ali passa a emissão das novas cartas de condução, desde os formulários, ao controlo de dados e imagem, até à consulta. Significa que quando alguém é identificado pelas autoridades policiais, os dados da viatura e do condutor são consultados pelos polícias no "bunker" da Microfil e é dali que sai a informação para o pagamento da multa na hora."
Diário Económico, 10 de Maio de 2007
É esta a sociedade em que vivemos.
A sociedade da vigilância e o poder do Estado realiza-se pela presença concreta e efectiva (afectiva) sobre os cidadãos. A sociedade da desconfiança entre os concidadãos concretiza-se.
O Estado chegou ao cúmulo de solicitar aos seus funcionários para serem delatores de colegas caso desconfiem de algum acto ilícito..... Esta situação verificou-se quando o Ministro das Finanças fez chegar a a todos os funcionários dos Serviços de Finanças um manual de boas práticas.....
Mas onde é que vamos parar quando nos locais de trabalho a relação entre colegas se degrada com esta vigilância omnipresente do Estado?
Antes do 25 de Abril tínhamos os 'esbirros' da PIDE e eram visíveis. As pessoas sabiam quem eram..... agora temos a precaridade do emprego, a subserviência ao aparelho, a desconfiança do colega, o querer aguentar o emprego a favor do Estado......
Ai que estamos muito mal!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

2 Comments:

Blogger Maria P. said...

Excelente Ponto de Vista!
Será caso para dizer: dividir para reinar.

Bom fim de semana, amigo*

sexta-feira, maio 11, 2007  
Blogger Andr3 said...

Pois amigo..é assim que o proprio enleio interno está a pôr a personalidade das pessoas e as relações entre as pessoas/colaboradores/colegas!
É mau, é podre, mas é real ..e cada vez mais se vai notar nas gerações seguintes (espero mmo que NÃO!) mas com a competitividade que se faz notar para poder ter um cargo..é um meio de sobrevivência. (irreal no meu ver e errado!)
Esperemos que haja alguma alminha que se lembre de mudar esta maneira futil de viver em sociedade!

Bom fim-d-semana;) Tudo de Bom

sexta-feira, maio 11, 2007  

Enviar um comentário

<< Home