02 maio 2007

Novas Oportunidades ....

cartaz de propaganda
O Ministro do Trabalho do Governo do Engº Sócrates, José Lino Vieira, apareceu hoje perante os órgãos de comunicação social a enaltecer o sucesso deste Programa de Governo, Novas Oportunidades.
Mais que tudo, permitirá aos actuais trabalhadores que não têm o secundário porque o abandonaram pelas mais diversas razões, a obtenção de um diploma de licenciado na área onde trabalham.
Pergunto:
Será justo para todos aqueles que percorreram os anos de escola um outro indivíduo, sem secundário, ultrapasse e iguale em grau académico aquele que fez o percurso e demorou mais tempo a chegar ao mercado de trabalho?
Será que com mais licenciados a produtividade vai aumentar?
Será que com mais licenciados os empregadores/empresários aumentarão os salários dos seus trabalhadores ou será apenas para confirmar as declarações do nosso Ministro da Economia aquando da Visita de Estado do Governo Português à República Popular da China?
Como Professor lamento a actual política de educação do Governo porque não combate o abandono escolar, não promove a literacia, não promove a igualdade social, não promove o espírito da liberdade.
Vejo o abandono escolar da mesma forma que o via há 16 anos quando iniciei a minha actividade profissional. Vejo-o como sendo um resultado da sociedade que vivemos, do grau de iliteracia das famílias e de uma reprodução sociológica que tardará a mudar.
Ai este Governo que só engana e engana e engana e NUNCA mais vai embora.....
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

9 Comments:

Blogger Maria P. said...

Nota 20 para este Ponto de Vista!


Beijinho amigo

quarta-feira, maio 02, 2007  
Blogger Paulo Ribeiro said...

O homem não é engenheiro!! Parece que tens andado emigrado!!

quarta-feira, maio 02, 2007  
Blogger APC said...

Há muito que andamos a misturar competência com habilitação académica, assim como cursos superiores com formação profissional, etc., sem parar para pensar o que são uns e outros, para que servem, de quais precisamos, quando, como e porquê. Num país onde um funcionário do Estado faz um mestrado em "sapataria aéro-morfológica" (se preciso for) e, só por isso, já sobe na carreira (mas, afinal, faz carreira em quê?... Só se for porque vai por ali encarreiradito e não pára), muita coisa está "mali-mali", a montante e a juzante (expressão que virou moda). Digo eu, que também luto pela pedagogia todos os dias em sala.
Um abraço.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Blogger APC said...

* Adenda: quando digo que deveríamos ter mais noção daquilo de que precisamos e perseguimos, não estou a dizer que se deveria inviabilizar o acesso a licenciaturas com menos saída profissional, porque o acesso ao saber tem que ser vasto e expansivo. Este é um outro tema!

quarta-feira, maio 02, 2007  
Blogger Espaços abertos.. said...

Muito interessante este post...a verdade nua e crua.

Bjs Zita

quarta-feira, maio 02, 2007  
Blogger Andr3 said...

Olá Rui, td em ordem? ;) Espero que sim!
Olha vou ter muito prazer em comentar o teu post e partilhar ctg a minha opinião; pq este é realmente um tema que me interessa!
Já tinha visto este anuncio e sinceramente ainda n tinha percebido bem o fundamento. (embora n seja dificil,mas mais pelas dificuldades que encontrei em ajuda por parte desses serviços). Penso que seja mais voltado para ajudar quem queira criar o proprio negocio, e/ou n tenha conhecimentos suficientes ou não se tenha profissionalizado na area de trabalho! talvez dêm uma ajuda a quem ja tenha passado a época/fase de escolaridade e assim consiga concluir um objectivo ou um sonho!
Tens uma certa razão no que falas, parece que o governo dá de mão beijada a uns, qdo outros tiveram que se submeter ás regras..mas por um lado, é uma opurtunidade de vida!
Bem..quem conseguir, que saiba usufruir..já que a mim nunca foi facilitada a ajuda ou por estudos a mais ou por idade a menos..ou por existir e querer uma opurtunidade na vertente do centro de emprego (que é uma entidade complicada, para quem função deveria ser simplesmente facilitar)
Há uma vida a querer-se Bela, p além das burocracias. ;)
Venha Ela! Boa semana;) Abraço

quinta-feira, maio 03, 2007  
Blogger Al Cardoso said...

Como se diz: "e para inglez ver"!!!

Um abraco serrano.

quinta-feira, maio 03, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Aí Portugal, Portugal...

Entre 1996 e 2006, portanto num período de 10 anos, o abandono escolar total (Homens + Mulheres) na UE diminuiu de uma forma continua (reduziu-se em 4,6 pontos percentuais, ou seja, em 18,2%, pois passou de 21,6% para 17%), enquanto em Portugal praticamente se manteve na mesma (diminuiu em 0,1 pontos percentuais, pois passou de 40,1% para 40%). Como consequência, enquanto, em 1996, o abandono escolar em Portugal era 1,9 vezes superior à média da UE15, em 2006 já era 2,3 vezes superior à média da UE (15). Mas ainda mais grave é o aumento do abandono escolar verificado entre 2005 e 2006 pois, segundo o Eurostat, passou em Portugal de 38,6% para 40%, ou seja, aumentou em 1,4 pontos percentuais, o que significa um crescimento de 3,6%, enquanto a média comunitária continuou a diminuir (reduziu-se em 0,1pp).
Um forte abraço
Domingos Caldeira

Fonte Euroestat

sexta-feira, maio 04, 2007  
Blogger Unknown said...

Porque em Democracia discordar é um direito, permita-me discordar deste ponto de vista.

Sinceramente julgo que do ponto de vista da eduação este governo tem feito algo que ja deveria ter sido feito á muito tempo e passo a citar:

Ingles no basico
Aulas de Substituição
Encerramento de escolas com muito poucos alunos
Novo estatuto do aluno
Novo quadro de fixação dos professores

Pois bem, termino dizendo que compreendo perfeitamente o problema dos professores, uma vez que lhes estão a ser retiradas alguns direitos (na minha modesta opinião mal adquiridos), no entanto, eu como futuro farmaceutico tb vi perder alguns direitos a minha classe, e sinceramente julgo que no geral as alterações são positivas!

1 Abraço e espero que nao leve a mal a minha discordancia!

segunda-feira, maio 07, 2007  

Enviar um comentário

<< Home