17 janeiro 2007

1ª Carta aos Coríntios ....

S. Paulo, c. 1470-80, óleo sobre madeira, Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa, Portugal
Cântico do Amor
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver amor, sou como um bronze que soa
ou um címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom da profecia
e conheça todos os mistérios e toda a ciência,
ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas,
se não tiver amor, nada sou.
Ainda que eu distribua todos os meus bens
e entregue o meu corpo para ser queimado,
se não tiver amor, de nada me aproveita.
O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso,
nada faz de inconveniente,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
Não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais passará.
As profecias terão o seu fim,
o dom das línguas terminará e a ciência vai ser inútil.
Pois o nosso conhecimento é imperfeito
e também imperfeita é a nossa profecia.
Mas, quando vier o que é perfeito,
o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era criança,
falava como criança,
pensava como criança,
raciocinava como criança.
Mas, quando me tornei homem,
deixei o que era próprio de criança.
Agora, vemos como num espelho,
de maneira confusa;
depois, veremos face a face.
Agora, conheço de modo imperfeito;
depois, conhecerei como sou conhecido.
Agora, permanecem estas três coisas:
a fé, a esperança e o amor;
mas a maior de todas é o amor.
S. Paulo, 1 Cor 13

Que mais se deve acrescentar a este pedaço belo de texto?

Estava a ler esta Carta aos Coríntios e apareceu-me este texto lindíssimo. Um texto de e para reflexão ......

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

9 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

O Amor... A Luz!

Bom dia Rui! Abraço!

quarta-feira, janeiro 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Meus irmãos...

quarta-feira, janeiro 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

... agora a sério: um belo texto que muitas vezes ouvi em textos idos.

quarta-feira, janeiro 17, 2007  
Blogger Andr3 said...

Sim, realmente este foi um bom momento; a leitura desta carta! Isso tá escrito na Biblia? Desculpa a ignorância, mas sinceridade e simplicidade acima de tudo, e qdo n se sabe pergunta-se!:)
Mas além de ser um tema muitas vezes tratado e falado, não é sempre que se sabe tocar no assunto de uma forma coerente, real e sábia, sem banalismos ou desvios. Está um texto coerente e de fácil entendimento; agradável!
Um abraço.

quinta-feira, janeiro 18, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Como deves entender Rui, esse texto apraz-me de uma forma muito especial! Fico sempre muito contente quando um amigo meu faz referências a textos da Sagrada Escritura. Ainda por cima S. Paulo, um exímio escritor e acima de tudo escrevia com uma clareza e evidência do melhor que podemos encontrar na Bíblia. Belíssima escolha está claro! Quanto à clareza do texto, é de S. Paulo e basta! Mas meus amigos, nem sempre aquilo que parece é ...

sexta-feira, janeiro 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso este trecho de S. Paulo é dos meus preferidos. Que engraçado vir aqui e dar com ele. E quando faz todo o sentido. Que seria de nós se não tivessemos amor..? O amor é lindo não é? seja qual for a forma como o sentimos, pelos nossos e pelos outros. Faz-nos caminhar para a frente e dá sentido à vida! Bjs Rui e excelente escolha para aquecer o nosso interior.

sexta-feira, janeiro 19, 2007  
Blogger Maria P. said...

Que maravilha!

Tantas verdades simples, e nós a complicarmos o mundo.

Um beijinho amigo, e
bom fim de semana:)

sexta-feira, janeiro 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Olá Rui

Pois é, Grande é o Amor!
Que força ele contém!

Bom fim-de-semana
Grande abraço

sexta-feira, janeiro 19, 2007  
Blogger estudo biblico said...

Paulo, escreveu este texto, inspirado pelo Espirito Santo de Deus, aliás, como tudo que ele escreveu, por isto, toca fundo em nossos corações. Goiania 03/04[2010

domingo, abril 04, 2010  

Enviar um comentário

<< Home