Pão-por-Deus
Cantoria do Pão-por-Deus Lá vai meu coração Retratado numa flor Vai pedir o pão por deus A quem tenho tanto amor Lá vai meu coração Sozinho sem mais ninguém Vai pedir pão por deus A quem quero tanto bem (...) Popular "O PÃO POR DEUS era uma das tradições mais arreigadas na alma do povo de S. Miguel e dos Açores, em geral, a qual teve a sua origem no sufragar as almas, as chamadas esmolas perdidas, por serem fora de casa e distribuídas no maior recato. Sobretudo nas freguesias rurais, mas também na cidade, viam-se, no dia 1 de Novembro, grupos de crianças que andavam de porta em porta, pedindo Pão por Deus, recolhendo em saquinhas, dinheiro e guloseimas e, por vezes mesmo, alguns géneros alimentícios; afinal, todos davam o que tinham por casa. Era grande o reboliço dos grupos e, lugares havia, em que iam mesmo entoando: Pão por Deus, fia a Deus/Seja tudo pelo Amor de Deus!"
Rubens Pavão, Diário dos Açores
Cheguei há uns bons anos a esta Ilha dos Açores e contactei com uma tradição que não existia no Continente.
A tradição do Dia-das-Bruxas, de influência americana por causa da Base das Lajes onde está estacionado um corpo importante de militares americanos, cumulativamente com este Pão-por-Deus.
Demorei algum tempo a entender que o significado do termo Pão-por-Deus, mas hoje estou capaz em desejar a todos um feliz Pão-por-Deus!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!
4 Comments:
e também era o tal dia lembras-te Rui?
foi dificil. hoje deixo te apenas um beijo
Conheço a tradição, em algumas aldeias desta zona do Oeste ainda se mantém.
Um Ponto de Vista importantíssimo!
Entao em bom dia para ti tambem.
Principalmente com pao e com D*us.
Tenho andado com pouco tempo e por isso já há algum tempo que cá não vinha.
Já tinha saudades de por cá passar.
Um abraço forte amigo Rui
Enviar um comentário
<< Home