24 dezembro 2008

um Feliz Dia .....

serena e vénus, 2004
Início
Eu não sou eu nem sou outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro
Mário de Sá Carneiro
Hoje é o dia 24 véspera de 25 de Dezembro, Dia de Natal.....
Festas Felizes!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

15 dezembro 2008

E Portugal está a "apanhar o vento de feição de Bruxelas"

Peneda-Gerês, Fevereiro de 2007
"40% da população portuguesa seria pobre se vivessem apenas do trabalho
Em 2006, 18% da população portuguesa vivia no limiar da pobreza, isto é, quase um quinto dos portugueses adultos recebe até 4544 euros por ano, cerca de 379 euros por mês.
Alexandra de Almeida Ferreira, Diário Económico, 15 de Dezembro de 2008
Se este trabalho realizado pelo INE tinha por base o ano de 2006 e no primeiro ano da governação Sócrates já mostrava um problema gravíssimo da sociedade portuguesa, após 3 anos da grave política de contenção do défice público o que temos agora?
A sociedade portuguesa 'bateu' no fundo e os sinais estão à vista. É enumerar: cada vez mais pessoas recorrem ao apoio social (Banco Alimentar é um exemplo); cada vez mais aumenta a geração dos 500 euros com contratos precários; cada vez mais há insegurança pública pelo aumento dos assaltos; cada vez mais há incerteza no futuro; cada vez mais aumenta a vergonha deste Governo com políticas ditas sociais - veja-se o complemento solidário para idosos onde o Governo vai buscar os rendimentos dos filhos dos idosos para saber se estes podem ou não receber mais ajuda; cada vez mais os parasitas e drogados que pedincham e nada contribuem para a riqueza do país são apoioados pelas politicas deste Governo....
Como é que se pode viver hoje e ter alguma dignidade familiar se para este Governo quem aufere mais de 600 euros já é rico? Como é que uma Família que ganhe mensalmente 900 euros líquidos consegue pagar as despesas mensais para 3 pessoas? Comer, vestir, pagar renda, escola, ....
Este Governo com as suas políticas macro-económicas e sociais criou condições para agravar as condições de quem já vivia mal e ao mesmo tempo, atingir um outro grupo de população que já começava a sentir dificuldades em conciliar o seu rendimento familiar com o aumento das despesas familiares próprias fruto do aumento dos preços de bens e serviços. Por exemplo (aumento dos preços dos bens essenciais, aumento das taxas de juros euribor, o aumento dos spreads bancários.....)
Fico é cada dia que passo mais impressionado com este Governo Sócrates que consegue moldar-se e encontrar dinheiro para combater a crise....será que Portugal vai ter 3% de defice no Orçamento de Estado para 2009, ainda por cima em ano de eleições?
Não acredito neste novo compromisso governamental como nunca acreditei neste Governo...
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!