30 junho 2007

União Europeia .....

da net
Como sou a favor da União Europeia mas opositor à implantação do Tratado Constitucional Europeu deixo, de seguida, um texto de Fernando Pessoa, no seu heterónimo Álvaro de Campos.
Sim à Europa das Nações .......
"Homens, nações, intuitos, está tudo nulo! Falência de tudo por causa de todos! Falência de todos por causa de tudo! De um modo completo, de um modo total, de um modo integral: Merda! A Europa tem sede de que se crie, tem fome de Futuro! A Europa quer grandes Poetas, quer grandes Estadistas, quer grandes Generais! Quer o Político que construa conscientemente os destinos inconscientes do seu Povo! Quer o Poeta que busque a Imortalidade ardentemente, e não se importe com a fama, que é para as actrizes e para os produtos farmacêuticos! Quer o General que combata pelo triunfo Construtivo, não pela vitória em que apenas se denotam os outros! A Europa quer muitos destes Políticos, muitos destes Poetas, muitos destes Generais! A Europa quer a Grande Ideia que esteja por dentro destes Homens Fortes – a ideia que seja o Nome da sua riqueza anónima! A Europa quer a Inteligência Nova que seja a Forma da sua Matéria caótica! Quer a Vontade Nova que faça um Edifício com as pedras-ao-acaso do que é hoje a Vida! Quer a Sensibilidade Nova que reúna de dentro os egoísmos dos lacaios da Hora! A Europa quer Donos! O Mundo quer a Europa! A Europa está farta de não existir ainda! Está farta de ser apenas o arrabalde de si-própria! A Era das Máquinas procura, tacteando, a vinda da Grande Humanidade! A Europa anseia, ao menos, por Teóricos de O-que-será, por Cantores-Videntes do seu Futuro! Dai Homero à Era das Máquinas, ó Destinos científicos! Daí Miltons à Época das Coisas Eléctricas, ó Deuses interiores à Matéria! Dai-nos Possuidores de si próprios, Fortes, Completos, Harmónicos, Subtis! A Europa quer passar de designação geográfica a pessoa civilizada! O que aí está a apodrecer a Vida, quando muito é estrume para o Futuro! O que aí está não pode durar, porque não é nada! Eu, da Raça dos Navegadores, afirmo que não pode durar! Eu, da Raça dos Descobridores, desprezo o que seja menos que descobrir um novo Mundo! Quem há na Europa que ao menos suspeite de que lado fica o Novo Mundo agora a descobrir? Quem sabe estar em um Sagres qualquer? Eu, ao menos, sou uma grande Ânsia do tamanho exacto do Possível! Eu, ao menos, sou da estatura da Ambição Imperfeita, mas da Ambição para Senhores, não para escravos! Ergo-me ante o sol que desce, e a sombra do meu Desprezo anoitece em vós! Eu, ao menos, sou bastante para indicar Caminho! Vou indicar o Caminho.
(...)
Mas qual o Método, o feitio da operação colectiva que há-de organizar, nos homens do futuro, esses resultados? Qual o Método operatório inicial? O Método sabe-o só a geração por quem grito, por quem o cio da Europa se roça contra as paredes! Se eu soubesse o Método, seria eu-próprio toda essa geração! Mas eu só vejo o Caminho; não sei onde ele vai ter. Em todo caso proclamo a necessidade da vinda da Humanidade dos Engenheiros! Faço mais: garanto absolutamente a vinda da Humanidade dos Engenheiro! Proclamo, para um futuro próximo, a criação científica dos Super-homens! Proclamo a vinda de uma Humanidade matemática e perfeita! Proclamo a sua Vinda em altos gritos! Proclamo a sua Obra em altos gritos! Proclamo-A, sem mais nada, em altos gritos! E proclamo também: Primeiro: O Super-homem Será, Não o Mais Forte, Mas o Mais Completo! E proclamo também: Segundo: O Super-homem Será, Não o Mais Puro, Mas o Mais Complexo! E proclamo também: Terceiro: O Super-homem Será, Não o Mais Livre, Mas o Mais Harmónico! Proclamo isto bem alto e bem no auge, na barra do Tejo, de costas para a Europa, braços erguidos, fitando o Atlântico e saudando abstractamente o Infinito!
Álvaro de Campos
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

24 junho 2007

S. João ....

S. João Baptista no Deserto, c. 1515, Mestre da Lourinhã, Museu da Santa Casa da Misericóridia
"Actividade económica mantém-se estável em Maio
O indicador coincidente mensal da actividade económica no nosso país, avançado hoje pelo Banco de Portugal, permaneceu estável no mês passado, com uma variação homóloga de 1,8% pelo terceiro mês consecutivo."
Diário Económico, 22 de Junho de 2007
Pronto...uma notícia com sinal menos ...... se o 'indicador coincidente avançado' indica estável então, é sinónimo de que a economia cresceu como no mês anterior....ou seja, igual. Daqui se poderá concluir que a economia estabilizou e é preciso que venha o mês de Julho para confirmar este fenómeno de abrandamento da actividade económica ....
Vamos confirmar também, no mês de Julho, se o Presidente da República teve ou não razão quando pediu mais 'crescimento económico'....
Um bom São João!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

20 junho 2007

E ficamos mal dispostos .....

da net
"Salários portugueses são os que menos vão crescer em 2008"
Diário Económico, 20 de Junho de 2007
Depois deste título de jornal e de se ler o seu conteúdo informativo, como pode uma pessoa, um trabalhador, ficar? Nada satisfeita e totalmente desgostosa.
Fico-me por estas poucas palavras........
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

19 junho 2007

E vem outro dia .....

canal Faial-Pico, 2004
Que noite serena.
Que lindo luar!
Que linda barquinha
Bailando no mar!
Suave, todo o passado – o que foi aqui de Lisboa – me surge...
O terceiro andar das tias, o sossego de outrora,
Sossego de várias espécies,
A infância sem o futuro pensado,
O ruído aparentemente contínuo da máquina de costura delas,
E tudo bom e a horas,
De um bem e de um a-horas próprio, hoje morto.
Meu Deus, que fiz eu da vida?
Que noite serena, etc.
Quem é que cantava isso?
Isso estava lá. Lembro-me mas esqueço.
E dói, dói, dói...
Por amor de Deus, parem com isso dentro da minha cabeça.
Álvaro de Campos
Ontem começou uma nova fase para os alunos do 12º ano com os exames nacionais que lhes possibilitará aceder a uma outra fase das suas vidas..... a formação superior.
O poema do exame de Português foi de Álvaro de Campos, não este que aqui coloco. Apenas mostrar que, invariavelmente, quando se pretende unificar as vozes e pacificá-las, nada como um exercício bonito do grande poeta Fernando Pessoa.
Um bom dia e viva a poesia .....
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

17 junho 2007

Domingo com (pouca) paz ...

da net
Como é que se poderá ter um bom domingo se a vizinhança nos acorda às 5 da manhã e, não estando satisfeita, vêm pessoas que não param de fazer algazarra????
Solução é chamar a polícia..... mas de que serve chamar a autoridade e apresentar queixa se a algazarra é feita por indivíduos alcoolizados?
Apenas fica o registo da ocorrência e pouco mais, porque cidadania foi 'árvore' que deu frutos e numa sociedade em rápida mudança onde pára!!!
Um bom domingo, acima de tudo .......
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

15 junho 2007

Disse Função Pública ....

da net
"Governo aprova Lei que altera vinculação, carreiras e remunerações da Função Pública"
Título do Diário Económio, 14 de Junho de 2007
Ontem tivémos mais uma vez a propaganda do Estado a funcionar tentando tapar a quebra de energia que se denota a todos os níveis no Governo e em particular no nosso Primeiro-Ministro. Veja-se para o efeito o olhar do Engº Sócrates e o ar que apresenta com palavras a não quererem sair....ontem foi outro exemplo.
Mas o que me interessa hoje focar é de que o Governo só ataca quem pode. É um leão velho, sem energia e que ataca apenas os mais fracos da cadeia alimentar..... para o caso, da cadeia remunerativa.
O que se entende por Função Pública e trabalhadores da Função Pública?
Então aqui vai:
O Estado como agente económico divide-se em Sector Empresarial do Estado (SEE) e Sector Público Administrativo (SPA).
Este SPA é que engloba todos os funcionários dos Ministérios e que tê a função de prestarem aos cidadãos serviços não remunerados ou tendencialmente gratuitos.
Por isso englobamos aqui todos os funcionários do aparelho do Estado: desde médicos a professores, desde magistrados públicos a embaixadores, desde os polícias aos militares, desde os trabalhadores dos serviços agrícolas aos trabalhadores dos serviços de finanças, por exemplo.
E aqui vão as perguntas!
Por que razão o acordo não é igual todos os trabalhadores da Administração Pública? Há ou não aqui uma tendência de discriminar e atacar o que é mais fácil de atacar?
Tenho a certeza que nesta reforma da Administração Pública não incluíram os médicos, os professores universitários, os magistrados, os trabalhadores das embaixadas e embaixadores, militares, membros do governo, etc etc.... Apenas o que se pode denominar de 'elo-mais-fraco'!
É uma vergonha, é uma vergonha!
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

14 junho 2007

Fernando de Portugal, o Infante Santo .....

Painel do Infante (Santo), Nuno Gonçalves, Museu Nacional de Arte Antiga
D. Fernando, Infante de Portugal
Deu-me Deus o seu gládio, porque eu faça
A sua santa guerra.
Sagrou-me seu em honra e em desgraça,
Às horas em que um frio vento passa
Por sobre a fria terra.
Pôs-me as mãos sobre os ombros e doirou-me
A fronte com o olhar;
A esta febre de Além, que me consome,
E este querer grandeza são seu nome
Dentro de mim a vibrar.
E eu vou, e a luz do gládio erguido dá
Em minha face calma.
Cheio de Deus, não temo o que virá,
Pois, venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma.
de: A Mensagem, Fernando Pessoa

Hoje não vou escrever sobre os erros e silêncios do Governo à beira de uma presidência portuguesa da UE que vai ser muito cinzenta, mesmo que o nosso primeiro queira mostrar que é um desportista e tudo faça para ser fotografado a fazer o jogging.

Apenas que, hoje, no calendário das memórias, podemos lembrar o nosso Infante Santo de que Fernando Pessoa sob caracterizar na excelente obra de A Mensagem.

Boa mensagem para o Portugal do futuro....... Promonitório ...... Um poema a ler e analisar com muita atenção, por causa da simbologia usada.

Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

12 junho 2007

"Olhai os Lírios do Campo" ....

da net
"Função Pública terá prémios em 2008
Os funcionários públicos vão ter prémios no próximo ano em resultado da avaliação do desempenho"
Diário Económico, 12 de Junho de 2007
Pois cá está o que se previa que tinha de acontecer mais cedo ou mais tarde para acabar com essa tensão enorme que paira sobre o Governo (no 10 de Junho ouviram-se os apupos ao Primeiro-Ministro) e para preparar a renovação eleitoral.
Mas vamos a ver como é feita essa avaliação e por quem é feita a avaliação porque nem sempre os humanos são correctos no que fazem.........
Eu já nada espero para além de um mísero aumento de 100 euros/ano quando os preços dos bens e serviços sobem mais do dobro segundo as últimas informações da Taxa de Inflação dada pelo INE.
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

10 junho 2007

Décimo Domingo do Tempo Comum ......

Monte Brasil, Angra do Heroísmo, 2006
Um Santo e Feliz domingo .....
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

06 junho 2007

Autonomia do conhecimento ....

da net
"“É um investimento na autonomia do conhecimento”, considerou José Sócrates, que falava na Escola Eça de Queiroz, nos Olivais, em Lisboa."
Jornal O Público, 6 de Junho de 2007
Ontem, com muita propaganda e muito marketing político, esteve o Governo a apresentar um novo e arrojado plano para a sociedade do conhecimento.
Todos já sabemos que no século XXI a sociedade do conhecimento é uma verdade. O que veio acrescentar afinal este Governo? Para mim nada .....
E onde está o Bloco de Esquerda a criticar a associação do Governo às grandes marcas de software, quando na Assembleia da República pugnou pela introdução do software Linux? Será que a esquerda caviar já trocou o falso caviar pelo verdadeiro caviar, próprio dos burgueses?
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

04 junho 2007

Chegou a resposta .....

da revista Forbes
"(...)
Hoje faria o mesmo, apesar do insucesso da OPA e dos atrasos que agora aponta?
Faria a mesma coisa de qualquer modo. O primeiro-ministro já disse publicamente que a Sonae, mesmo tendo perdido, deu um grande contributo para introduzir concorrência no sistema e que portanto ficámos com um crédito que o Estado e os portugueses devem apreciar. Só não sei qual é o valor do crédito e como é que o posso cobrar. (...)"
Diário Económico, 4 de Junho de 2007
Aqui está a resposta ao Engº Sócrates do Engenheiro Belmiro de Azevedo sobre a ordem dada por aquele para impedir a desblindagem da Portugal Telecom, impossibilitando a OPA da Sonaecom à PT.
Como o Governo Português interferiu no mercado, cá está o débito do Estado e nós portugueses vamos pagar.......
O que me irrita é que este Governo desgoverna e ainda tem crédito nas sondagens.....
Mas que se passa? As sondagens são verdadeiras??????
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!

02 junho 2007

Que flor ....

Albuquerque Designers
"A identidade «Portugal 2007» revela um olhar português na representação visual da Presidência da União Europeia. A "Flor azul" constitui um símbolo de contemporaneidade portuguesa: modernidade, harmonia, mar, transparência e abertura ao futuro. As pétalas, agregadas livremente numa disposição concêntrica, assinalam o contributo singular de cada Estado Membro numa missão conjunta de construção europeia. A possibilidade do símbolo adoptar a combinação de cores de cada bandeira, confere à Presidência Portuguesa uma imagem construtiva, de abertura e cooperação com todos os Estados Membros da União Europeia."
Presidência Portuguesa 2007 UE
Pois ... pois!!!!
É um logótipo muito bonito. No entanto, de Português, nada tem para além do nome do designer e do país.
A segunda linha da nota informativa da Presidência Portuguesa não acrescenta nada de novo. Omite que a cor e a flor são também: azul a cor-símbolo da monarquia e a flor é ícone inglês.....ora vejam e pensem bem!
Qual a relutância no uso dos símbolos tradicionais portugueses mas re-construídos num estilo moderno e de modernidade como o Engº Sócrates tão bem sabe dizer?
Este é o meu pequeno Ponto(s) de Vista de hoje!